Resumo

A falta de dados sobre os patrocínios esportivos e sobre os segmentos que mais investem nesta prática aliada a escassa literatura acadêmica sobre a temática, a falta de profissionalismo de grande parcela dos gestores esportivos no Brasil e o desconhecimento dos patrocinadores sobre os benefícios do patrocínio esportivo motivaram a realização deste estudo, que teve como objetivo analisar a quantidade de patrocinadores dos clubes participantes do NBB 2020-2021, identificar a área de atuação dos seus patrocinadores e quais áreas foram predominantes. A pesquisa teve cunho exploratório e descritivo e valeu-se de procedimento documental e análise quantitativa. Foram coletados dados dos patrocinadores, a partir dos sites e redes sociais oficiais dos 16 clubes participantes da temporada 2020-2021 do NBB. Os dados apontaram um total de 163 empresas patrocinadoras/apoiadoras no total, ou seja, cada equipe, em média, teve 10,2 empresas patrocinadoras. Apareceram duas formas diametralmente opostas dos clubes se relacionarem com os seus patrocinadores. De um lado algumas equipes mostram número expressivamente superior à média, caso de Franca (27 empresas), Bauru (23), Campo Mourão (21) e Unifacisa (16), e no lado oposto, algumas equipes mostraram um quantitativo de parceiros comerciais bem abaixo da média, tais como: Corinthians (nenhuma empresa), Pinheiros (2), Paulistano e Minas Tênis (3). Estes resultados mostram heterogeneidade na estratégia dos clubes participantes do NBB 2020-2021 se relacionarem com esta forma de receita. Enquanto a maior parte dos clubes de basquete pulverizaram suas parcerias, os dados mostram que os clubes socioesportivos e clubes de futebolsão mais restritivos ao realizar suas parceiras comerciais ligadas a patrocínio. Os resultados podem ser úteis para os dirigentes de clubes compreenderem quais os segmentos com maior potencial de interesse na modalidade, caso dos setores do comércio varejista, saúde, serviços financeiros e educação. Os resultados também podem indicar a alguns segmentos econômicos que as equipes de basquete são potenciais possibilidades de divulgação da empresa, haja vista a existência de um número significativo de empresas da sua área dentre os atuais patrocinadores, ou seja, empresas pertencentes às áreas citadas acima devem estar atentas a oportunidades de se conectar com o patrocínio esportivo por meio do basquete, uma vez que seus concorrentes apareceram com mais frequência neste levantamento.

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