Resumo

Este estudo objetivou analisar os procedimentos de trabalho de treinadores de futebol de categorias sub-15 de clubes esportivos paulistas através da identificação do processo de formação dos treinadores e análise de quais procedimentos de trabalho os treinadores utilizam para atingir os objetivos de formação esportiva e humana de seus atletas. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, sendo utilizada como fonte de dados a revisão de literatura acerca do assunto pesquisado, leis que regulamentam o atual exercício da atividade de treinador de futebol no Brasil e a interpretação das informações advindas de um questionário semiestruturado e posterior aprofundamento das informações coletadas através de uma entrevista semiestruturada, sob a técnica de análise do conteúdo. Os resultados revelaram que o perfil dos treinadores é constituído pela prevalência da formação acadêmica de licenciado e bacharel em Educação Física de forma concomitante, sendo que as competências que fundamentam os procedimentos de trabalho são adquiridas através do conhecimento científico, socioeducativo, disciplinar e artesanal. Como procedimentos de trabalho na seleção esportiva de seus atletas destacam-se a avaliação técnica, comportamental, tática, física e indicação externa (com base no saber fazer, método de tentativa e erro). Como procedimentos de rendimento esportivo destacam-se a preparação tática, preparação técnica, preparação física, conduta disciplinar, estímulo cognitivo e abordagem psicológica, sendo que para os procedimentos de formação humana, destacam-se a socialização através do diálogo, a orientação disciplinar, a orientação educacional, a formação cidadã ética-moral e a valorização dos valores esportivos universais. O estudo concluiu que os treinadores não utilizam procedimentos de trabalho pautados em critérios objetivos e científicos aparentes em suas ações procedimentais, indicando apenas que tais ações baseiam-se pela observação subjetiva. Apesar dos treinadores compreenderem a relevância do conhecimento científico em suas ações procedimentais, as informações também indicam a importância do conhecimento prático para exercer a atividade de treinador de futebol. Sugere-se que mais estudos acerca dessa temática sejam desenvolvidos para aprofundar as práticas utilizadas pelos treinadores no sentido de revelar a construção de procedimentos de trabalho baseados em parâmetros científicos

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