Resumo

Este estudo quanto aos objetivos caracteriza-se como descritivo e quanto aos procedimentos metodológicos como um Estudo de Caso, tendo como objetivo diagnosticar e analisar as fases e estágios de desenvolvimento motor, o foco de ensino e os níveis de aprendizagem de habilidades de movimentos na Educação Física do 1º Grau - Instituto Granbery da Igreja Metodista (Juiz de Fora/MG). O referencial teórico básico para o desenvolvimento do estudo foi a "Abordagem Desenvolvimentista" proposta por GALLAHUE (1989). A amostra foi constituída sorteando-se para cada segmento do 1º Grau uma série correspondente, totalizando 08 (oito) turmas - da 1a à 8a série do 1º Grau. Para cada extrato da amostra foram registradas - em vídeo cassete - 05 (cinco) aulas consecutivas de Educação Física, utilizando-se para observação uma filmadora Solid State Movie. Para atingir os objetivos propostos elaborou-se uma Ficha de Sistematização na qual os dados foram transcritos em ordem cronológica das aulas registradas. Baseando no modelo proposto por GALLAHUE (1989), elaborou-se uma Matriz de Análise na qual em momentos distintos diagnosticaram-se os estágios de desenvolvimento motor, os níveis de aprendizagem e o foco de ensino para cada segmento do 1º Grau. Para a análise das variáveis foi selecionado para cada segmento um aluno que estava presente nas 05 (cinco) aulas registradas. Após a análise dos resultados constatou-se diferenças nos estágios de desenvolvimento motor (inter-tarefas e para diferentes crianças). O nível intermediário de aprendizagem (associativo) foi o mais evidenciado, propiciando condições favoráveis à transferência da aprendizagem. Os focos de ensino predominantes foram o diretivo e o combinado.

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