Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar alterações nos padrões eletroencefalográficos de 30 sujeitos normais e destros durante o aprendizado de uma tarefa motora. A ação selecionada foi a de apreensão de um objeto em queda livre, na qual o sujeito deveria obedecer a certos padrões estipulados e explicados previamente. Estudos têm demonstrado que o córtex cerebral, em particular, é susceptível a modificações em vários aspectos durante os mecanismos de aprendizagem. Resultados recentes também demonstram alterações nos padrões elétricos corticais . Para tal, a atividade elétrica cortical (potência) foi observada antes e depois da apreensão da bola. Os dados foram captados pelo "Braintech" 3000 e analisados pelo programa "Neurometrics". Para a análise estatística, a variável eletrofisiológica potência foi tratada através da Anova - Two- Way (diferenças entre as etapas pré e pós apreensão do objeto e bandas de freqüência alfa e teta). Os resultados apresentaram um aumento de ativação cortical (ERD - Evento Relacionado ao Desincronismo) em todas regiões (AE, AD, PE, PD) durante o período de antecipação do movimento e, diminuição de potência (ERS - Evento Relacionado ao Sincronismo) também em todas regiões após o momento da queda.

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