Análise Eletromiográfica de Músculos da Coxa Durante a Execução Exercício Footwork do Método Pilates Executado no Reformer

Por: Catiane Souza, Cristina de Andrade Lemieszewski, Edgar Santiago Wagner Neto, Jefferson Fagundes Loss e Mariana Marques Garcias.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.19 - n.3 - 2020

Send to Kindle


Resumo

O exercício Footwork no Reformer é muito utilizado no Método Pilates tanto objetivando reabilitar alguma lesão em membros inferiores como para condicionamento físico. Considerando que variações nas características mecânicas de um movimento tendem a alterar a demanda muscular o presente estudo teve como objetivo analisar a atividade eletromiográfica dos músculos Reto Femoral (RF), Vasto Lateral (VL), Vasto Medial (VM), Bíceps Femoral (BF) e Semitendíneo (ST) de 18 mulheres quando a força resultante dos pés sobre a barra do equipamento Reformer era direcionada em três diferentes direções sendo elas: a direção da força horizontal (entre +10º e -10º), a direção da força “para cima” (acima de +10º) e a direção da força “para baixo” (menor que -10º). Os resultados mostraram que houve diferença significativa para todos os músculos analisados. Os músculos RF, VL e VM tiveram maior ativação quando a força era direcionada “para cima”, e menor ativação quando a força era direcionada “para baixo”. O músculo BF apresentou maior ativação quando a força era direcionada “para baixo”, e menor ativação quando a força era direcionada horizontalmente. O músculo ST apresentou maior ativação quando a força era direcionada “para baixo”, e não houve diferença entre as outras duas situações. Entende-se que alterando a direção da força aplicada na barra do Reformer durante o exercício Footwork, terá um recrutamento diferente das musculaturas das coxas.

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1474

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.