Análise eletromiográfica de músculos do tronco e da percepção de esforço durante o exercício de prancha com diferentes acessórios
Por William Dhein (Autor), Edgar Santiago Wagner Neto (Autor), Luciana Pacheco (Autor), Danieli Moraes (Autor), Elenise Casalini (Autor), Jefferson Fagundes Loss (Autor).
Resumo
OBJETIVO: Comparar a atividade eletromiográfica (EMG) de músculos do tronco e percepção de esforço durante exercício de prancha com diferentes acessórios.
MÉTODOS: Participaram do estudo 15 mulheres fisicamente ativas que realizaram cinco variações do exercício da prancha: no solo, na caixa média, na caixa alta, isometria na bola suíça e com movimentação de membros superiores na bola suíça. Foram obtidas as percepções de esforço e as atividades eletromiográficas dos músculos reto abdominal, obliquo externo, obliquo interno/transverso, longuíssimo, iliocostal e multífidos. O valor RMS dos músculos analisados foram normalizados pela contração isométrica voluntária máxima e as situações comparadas por meio da ANOVA de medidas repetidas.
RESULTADOS: As maiores atividades EMG do reto abdominal (81,3±10,6%CIVM), obliquo externo (92,1±7,6%CIVM), obliquo interno (68,7±7,6%CIVM), multífidos (9,8±1,1%CIVM), iliocostal (9,0±1,2%CIVM) e longuissimo (7,6±3,8%CIVM) foram obtidas durante a prancha na bola suíça com movimentos de membro superior. Os músculos reto abdominal, multífidos, iliocostal e longuíssimo apresentam secundariamente mais atividades nas situações com prancha no solo e isometria na bola suíça. As menores atividades EMG nestes músculos foram nas pranchas com caixa média e alta. Para os músculos obliquo externo e obliquo interno/transverso não houve diferença entre as situações solo, caixas e isometria na bola suiça. A percepção de esforço (F=12,008, p=<0,001; eta²=0,546) foi menor na situação com caixa alta.
CONCLUSÃO: Os músculos do tronco foram influenciados de forma diferente pela mudança do acessório durante a prancha nas suas atividades eletromiográficas. Todos os músculos apresentaram maiores atividades durante a prancha na bola suiça com movimentos de membro superior. O reto abdominal, obliquo externo e obliquo interno/transverso obtiveram as menores atividades durante os exercícios com caixa alta e média. A percepção de esforço foi significativamente menor na situação com caixa alta quando comparado as demais situações.