Resumo
o objetivo do presente estudo foi analisar o processo de ensino-aprendizagem do tênis de campo em adolescentes e interpretar variáveis mediacionais. Metodologia: estudo de campo com característica quase-experimental, se desenvolveu de forma interpretativa a partir de uma amostra constituída por 32 alunos de ambos os gêneros na faixa etária de 13 a 16 anos, de uma escola pública municipal da zona oeste do Rio de Janeiro. Procedimento: pré e pós-testes cognitivo e motor (NUNES, 2004), questionário de vivência, atenção e satisfação e registros em vídeos do comportamento motor do aluno e do professor na gestão do tempo da aula. Resultado: na comparação do te~te cognitivo houve uma diferença de 12,5% no ganho de aprendizagem; teste motor houve um ganho de 9,38% na escala de valor "Razoável", 35,45% no "Satisfatório" e 5,21% no "Bom"; grau de vivência 68,75% da amostra conhecia o desporto e o ídolo por meio da mídia; grau de atenção à justificativa de resposta mais utilizada por parte dos alunos em relação à subcategoria foi o "psicológico" (34%) e em relação à categoria foi a "tarefa" (46%); grau de satisfação os motivos que justificaram as respostas em média foram à aprendizagem (35%) e novidade com (22%); comportamento motor específico foi observado em 22% do tempo em média; gestão do tempo da aula a categoria com o maior índice de aproveitamento durante o processo foi à "oportunidade de prática" com 34% do tempo em média. Conclusão: houve um ganho significativo nos aspectos cognitivo e motor por se tratar de um contexto diferenciado; a mídia representa um meio importante de difusão; as tarefas relacionadas ao conteúdo apresentaram maiores comprometimentos; novos conhecimentos contribuem para a satisfação na aprendizagem; na prática motora os melhores ganhos aconteciam quando os alunos trabalhavam em grupo; somente 1/3 da aula foi baseado em jogos.