Resumo

Estudou-se descritivamente o ensino da matemática em uma sala de 1ª série do 1º grau. Foram sujeitos uma professora e 31 alunos de uma escola da rede estadual de ensino. Essa escola atendia uma clientela heterogênea em relação ao nível sócio-econômico. No início do ano letivo as crianças eram agrupadas de forma heterogênea considerando seu nível sócio-econômico, detectado utilizando a profissão dos pais como critério. Durante 40 aulas gravaram-se as verbalizações da professora em duas situações: em entrevistas e em sala de aula. As verbalizações dos alunos foram gravadas apenas em sala de aula. As fitas contendo essas verbalizações foram transcritas e as verbalizações categorizadas. As verbalizações da professora foram analisadas no sentido de verificar quais os objetivos estabelecidos por ela para cada aula, quais os seus procedimentos para atingir esses objetivos e qual a coerência entre ambos. As verbalizações dos alunos foram analisadas verificando-se os tipos de verbalizações apresentadas por eles. Registraram-se também os exercícios solucionados por nove alunos indicados pela professora como sendo bons (3), regulares (3) e fracos (3). Essas resoluções foram analisadas considerando-se o que cada exercício solicitava. Calculou-se então a porcentagem de acerto para cada um dos nove alunos buscando-se detectar diferenças em suas performances. Os resultados obtidos mostraram grande discrepância entre os objetivos estabelecidos pela professora para cada aula e os procedimentos encontrados nessas mesmas aulas, sugerindo que a professora desconhece os conceitos a serem ensinados e os desempenhos a serem requeridos dos alunos para que a aprendizagem ocorra. Mostraram também a inadequação do ensino da matemática oferecido a crianças de vários níveis sócio-econômicos e dos critérios de avaliação utilizados pela professora que não se pautaram exclusivamente no desempenho acadêmico dos alunos.

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