Análise do Equilíbrio Dinâmico em Crianças de 6 a 12 Anos de Idade
Por Siomara Aparecida Silva (Autor), Erick Godinho Silva (Autor), Guilherme Menezes Lage (Autor), R. D. Petersen (Autor).
Em XII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto Língua Portuguesa
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar o equilíbrio dinâmico de 748 crianças de 6 a 12 anos de idade de ambos os sexos. Foi utilizado o teste de equilíbrio dinâmico que faz parte do protocolo denominado "Körperkoordination Test Für Kinder (KTK)". Para a análise, foram utilizadas três traves de madeira com diferentes larguras. Foram realizadas três tentativas em retrocesso (andando de costas) em cada trave, com pontuação máxima de 8 pontos em cada tentativa (8 passos) perfazendo um total de 72 pontos. Para as análises inferenciais foram utilizados os testes Anova two-way e Post Hoc de Tukey. Foi detectada diferença entre Grupos [F(6,74)=44,98, p <0,05], entre as Traves [F(2,14)=12.93, p <0,05] e na interação entre Grupos X Traves [F(12,14)=5.30, p <0,05]. Em relação à média do desvio padrão, a Anova two-way não detectou diferença significativa entre Grupos [F(6,741)=0,93, p= 0,46]. Entretanto, foi encontrada diferença significante para o fator Traves [F(2,14)=20,33, p <0,01] e na interação entre Grupos X Traves [F(12,14)=5,91, p< 0,01]. Os resultados possibilitam concluir que o desempenho do equilíbrio dinâmico das crianças de 6 a 12 anos em termos de pontuação apresentou resultados lineares em relação às idades. De forma geral, as crianças das idades superiores apresentaram melhor desempenho comparado às crianças das idades inferiores.