Resumo

O handebol em cadeira de rodas (HCR) é uma modalidade esportiva que está em grande ascensão dentro do esporte adaptado. Esta modalidade permite às pessoas com os mais diversos comprometimentos motores a prática de um esporte coletivo, dinâmico e de uma atividade física prazerosa, além de promover o aprendizado de diversas habilidades esportivas. Ao entrar em contato com uma modalidade esportiva adaptada, o aprendizado dos gestos técnicos dos fundamentos da modalidade deve ser o primeiro quesito a ser trabalhado. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo geral avaliar a evolução das habilidades motoras dos atletas de HCR relativas à execução dos fundamentos da modalidade nos períodos pré e pós intervenção. A metodologia empregada foi a pesquisa experimental do tipo AB. Foram realizadas 24 sessões de treinamento para a coleta dos dados durante 12 semanas, com a participação de 4 atletas com deficiência física, já iniciados no esporte adaptado, porém sem contato anterior com o HCR. Ao analisar os dados por meio de um protocolo de análise de tarefas utilizado como instrumento de coleta de dados, pode-se inferir que a intervenção com o HCR foi o principal fator que contribuiu na aprendizagem dos fundamentos condução e controle de bola, passe e recepção, arremesso, finta e posicionamento em quadra. A pesquisa demonstrou também que o instrumento de coleta de dados empregado pode ser utilizado por professores como forma de avaliação da evolução de seus alunos.

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