Análise da Execução e Planejamento das Aulas Ministradas no Pst Para Crianças na Faixa Etária de Sete a Nove Anos
Por Wanda Maria Costa Braga (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
O objetivo deste trabalho foi comparar o planejamento dos monitores com a execução dos mesmos nas aulas de esportes coletivos do Programa Segundo Tempo (PST-UFOP).
Métodos e resultados:
O controle do conteúdo planejado e aplicado se fez por três semanas com um total de nove aulas em duas turmas com crianças de sete e nove anos. No início de cada aula o monitor colocava o seu quantitativo do planejado em um quadro e ao final da aula o executado de cada parâmetro da aprendizagem motora e tática para o ensino dos jogos esportivos coletivos. Para tal foi utilizada uma escala de Likert (0 a 4 pontos) que expressava o quanto foi satisfeito cada parâmetro. Partindo do somatório do executado menos o somatório do planejado nesta faixa etária obteve-se um valor, sendo que para ser ideal este valor deveria estar entre ± 5. Dentre os parâmetros do ensino do jogo identificamos que em: Capacidades Táticas Básica, Jogos para o Desenvolvimento da Inteligência e Criatividade, Capacidades Coordenativas e Habilidades Técnicas não obtiveram valor na faixa de ideal. As Estruturas Funcionais foi o único parâmetro ideal dentro da análise.
Conclusão:
Para esta idade os monitores planejaram mais parâmetros para o ensino dos jogos do que os executaram, e/ou, não estão adequando o planejamento às características da idade. Assim, as aulas tiveram mais parâmetros planejados que executados; entretanto nas Estruturas Funcionais foi alcançado um valor ideal, o que indica uma reprodução do modelo tecnicista para o ensino do jogo.