Resumo

o objetivo deste estudo consistiu em analisar a estrutura factorial da versão portu-guesa do Self-Perception Profile for Adolescents (sppap), utilizando duas abordagens diferentes, mas complementares: uma análise factorial exploratória inicial, seguido de uma análise factorial confirmatória. a amostra foi constituída por alunos dos dois sexos de uma escola secundária pública localizada no norte de portugal (estudo 1: n = 364, m = 14.96 0.95 anos; estudo 2: n = 274, m = 14.76 1.09 anos). a comparação entre a solução da versão original e a solução produzida pela análise Factorial explo-ratória (aFe) revelou várias diferenças entre elas; além disso, nenhum dos factores originais foi replicado nesta amostra. Com base nisso, foi utilizada a análise Factorial Confirmatória (aFC) para avaliar a qualidade do ajustamento de dois modelos de medi-da: um idêntico ao modelo original (com cinco itens em cada um dos sete factores) e um modelo alternativo (com apenas 3 itens em cada um dos sete factores). os resultados da aFC revelaram que o modelo alternativo representava um bom ajustamento aos dados (ao contrário do que foi evidente relativamente ao modelo original) e, portanto, é recomendado o uso da versão reduzida.

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