Resumo

Temos constatado através dos anos que um enorme contingente de crianças que iniciam a prática da natação competitiva abandona o esporte precocemente. Normalmente os motivos alegados para essa desistência são variados, complexos e muitas vezes evasivos. Este estudo pretende, através de um modelo teórico, detectar as prováveis causas deste abandono precoce entre jovens de 12 a 15 anos, de ambos os sexos, no Estado de Minas Gerais. A amostra deste estudo foi selecionada dentre os sete primeiros clubes do Estado (Minas Tênis Clube, Barroca Tênis Clube e Olympico de Belo Horizonte, Usipa de Ipatinga, Uberlândia Tênis Clube de Uberlândia, Estrela do Oeste de Divinópolis, e o Clube Bom Pastor de Juiz de Fora) e foi constituída de 110 ex-atletas na faixa etária em questão. As estatísticas descritivas e os testes não paramétricos foram feitos com o pacote estatístico MINITAB, disponível no Laboratório de Computação da UFMG-LCC, e se encontram nos anexos no final deste trabalho. Baseado nos resultados deste estudo podemos concluir que: ,a) a amostra era composta de atletas de ambos os sexos, em composição equivalente, a maioria com escolaridade do 2º grau, e o motivo que os levou a iniciar a natação em geral foi o desejo dos pais, associado a uma vontade própria de ser um nadador; ,b) praticamente a metade do grupo interrompeu a natação por um período de meses, antes de abandonar o esporte definitivamente, e os motivos que mais contribuíram para esta interrupção foram: falta de interesse, cansaço, desânimo, etc. (39%); ,c) as freqüências esperadas demonstram que existem mais atletas insatisfeitos com a quantidade de treinos (p= 0.008) e com o treino duplo (p= 0,011). Os atletas gostam de desenvolver atividades fora d’agua (p = 0.000), gostam de competir e se sentem satisfeitos com a presença dos pais nas competições (p= 0,000); ,d) a falta de motivação (cansaço, desânimo, desinteresse, tédio, etc.), somada aos insucessos repetidos, são fatores decisivos para os nadadores abandonarem este esporte; ,e) o número elevado de treinos por semana, o treino duplo (feito de madrugada) e a pouca freqüência de atividades fora d’agua são as prováveis causas para a falta de motivação e o cansaço. Ao final deste trabalho são apresentadas algumas recomendações aos treinadores das categorias em questão (12 a 15 anos), entre elas: a adoção de variáveis que minimizem o estresse, alternativas para treinos de madrugada e a especialização precoce em determinado estilo, a estratégia de se evitar a frustração constante devido aos insucessos repetidos e a opção de se obter maior interesse e motivação nos treinamentos e competições.

Acessar