Resumo

A proposta do estudo: análise do grau de satisfação em alunos da rede pública de ,ensino e o comportamento do professor durante o processo de ensinoaprendizagem ,em Educação Física escolar. A metodologia se caracterizou como ,uma pesquisa descritiva, utilizando-se de técnicas de questionário. A amostra ,constou de 30 alunos sendo (16) meninos e (14) meninas numa escola pública do ,subúrbio do Rio de Janeiro. Procedimentos , foram realizadas (03) análises do ,grau de satisfação dos alunos durante (9) aulas de Educação Física escolar; o ,primeiro foi sobre atitude face a aula de Educação Física antes do início do ,programa. O segundo sobre a satisfação específica durante (03) momentos da ,aula, e o terceiro foi sobre satisfação global, após a realização de toso o ,programa. Ainda foram analisados o comportamento do professor e do aluno ,durante o processo de ensino-aprendizagem utilizando-se da técnica de filmagem ,das aulas para em seguida serem analisados em vídeo. Os resultados deste ,estudo no questionário sobre atitude face as aulas de Educação Física indicaram ,que 100% dos alunos manifestaram o gosto pela Educação Física escolar, 53% ,dos alunos tem preferência pela prática do futebol, 26% se relacionam com as ,brincadeiras durante as aulas, 10% optaram pela dança e outros 10% pela prática ,da capoeira. No segundo questionário satisfação específica durante as aulas ,obteve-se uma média de 80% de respostas positivas nos questionários e 20% se ,alternaram com dúvidas e não aprovação de determinado tema da aula proposta. No questionário sobre a satisfação global 46% gostaram muito do programa, 46% ,gostaram, 10% gostaram mais ou menos e 10%não gostaram. Na análise do comportamento do professor dois professores de Educação Física ,A1 e A2 foram observados. Na categoria organização o professor A1 utilizou ,12,3% e o professor A2 19,2% do tempo de aula, na apresentação e ,demonstração de tarefa o professor A1 14,2% e o A2 12,4%, na categoria prática ,específica o professor A1 oportunizou 44,2% e o A2 33,4%, na categoria ,feedback o professor A1 4,2% e o professor A2 9,2% do tempo de aula . Na ,análise do comportamento do aluno dois alunos disciplinados e dois ,indisciplinados foram observados. Durante a categoria prática específica o aluno ,disciplinado obteve 52,9% e o indisciplinado 48,7%, na atenção a instrução o ,aluno disciplinado26,8% e o indisciplinado 20,8%, no feedback o aluno ,disciplinado6,7% e o indisciplinado6,9% . Os alunos gostam de Educação Física ,escolar, com relação a algumas respostas contrárias se relacionam com o gosto ,pessoal, a identificação com a atividade e a idade dos pesquisados, no qual estão ,em fase de descobertas e desenvolvimento.

Acessar