Resumo

A proposta do estudo: análise do grau de satisfação em alunos da rede pública de ensino e o comportamento do professor durante o processo de ensino-aprendizagem em Educação Física escolar. A metodologia se caracterizou como uma pesquisa descritiva, utilizando-se de técnicas de questionário. A amostra constou de 30 alunos sendo (16) meninos e (14) meninas numa escola pública do subúrbio do Rio de Janeiro. Procedimentos , foram realizadas (03) análises do grau de satisfação dos alunos durante (9) aulas de Educação Física escolar; o primeiro foi sobre atitude face a aula de Educação Física antes do início do programa. O segundo sobre a satisfação específica durante (03) momentos da aula, e o terceiro foi sobre satisfação global, após a realização de toso o programa. Ainda foram analisados o comportamento do professor e do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem utilizando-se da técnica de filmagem das aulas para em seguida serem analisados em vídeo. Os resultados deste estudo no questionário sobre atitude face as aulas de Educação Física indicaram que 100% dos alunos manifestaram o gosto pela Educação Física escolar, 53% dos alunos tem preferência pela prática do futebol, 26% se relacionam com as brincadeiras durante as aulas, 10% optaram pela dança e outros 10% pela prática da capoeira. No segundo questionário satisfação específica durante as aulas obteve-se uma média de 80% de respostas positivas nos questionários e 20% se alternaram com dúvidas e não aprovação de determinado tema da aula proposta. No questionário sobre a satisfação global 46% gostaram muito do programa, 46% gostaram, 10% gostaram mais ou menos e 10%não gostaram. Na análise do omportamento do professor dois professores de Educação Física A1 e A2 foram observados. Na categoria organização o professor A1 utilizou 12,3% e o professor A2 19,2% do tempo de aula, na apresentação e demonstração de tarefa o professor A1 14,2% e o A2 12,4%, na categoria prática específica o professor A1 oportunizou 44,2% e o A2 33,4%, na categoria feedback o professor A1 4,2% e o professor A2 9,2% do tempo de aula. Na análise do comportamento do aluno dois alunos disciplinados e dois indisciplinados foram observados. Durante a categoria prática específica o aluno disciplinado obteve 52,9% e o indisciplinado 48,7%, na atenção a instrução o aluno disciplinado26,8% e o indisciplinado 20,8%, no feedback o aluno disciplinado6,7% e o indisciplinado6,9% . Os alunos gostam de Educação Física escolar, com relação a algumas respostas contrárias se relacionam com o gosto pessoal, a identificação com a atividade e a idade dos pesquisados, no qual estão em fase de descobertas e desenvolvimento.

Acessar