Análise Iconográfica e Interpretação Iconológica da Educação Física: a Partir da Utilização de Memes Vinculados no Ciberespaço
Por Murilo E. S. Nazário (Autor), Tays Toe (None), Tays Toe (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
É sabido que a tecnologia teve sua origem na revolução industrial, com o intuito de reduzir a mão de obra e consequentemente os gastos, aumentando a velocidade e quantidade dos produtos produzidos. A partir de então surgiram novas tecnologias com diferentes finalidades, uma delas é a internet, criada na Guerra fria pelos norte americanos, com propósitos militares, para poderem se comunicar com o exército, caso o oponente destruísse os meios de comunicação vigentes, uma vez que tal aparato constituía-se como rede independente dos centros de comando e controle, sendo assim, uma forma de comunicação mais segura. Houve então um boom da internet, e com ele a criação de redes sociais como MSN, ORKUT, que ao longo dos anos foram sendo substituídas por FACEBOOK, TWITTER, INSTAGRAM, WHATS APP. Essas redes trazem consigo a ideia de comunicação e interação entre pessoas e grupos, produzindo diferentes formas de linguagem, sejam elas escritas, sonoras, auditivas e imagéticas, uma dessas maneiras são os MEMES. Os MEMES foram criados antes mesmo da popularização da internet, com o intuito de compartilhamento e identificação imediata de ideias e representações repassadas de pessoa a pessoa através da repetição por identificação o signo imagético apresentado. Nos dias de hoje, são imagens criadas a partir da identificação das pessoas por algo que elas vivenciam e compartilham de forma leve e cômica, que rapidamente viralizam.