Resumo

Objetivo:
Verificar o Índice de Massa Corporal (IMC) de estudantes universitários do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará - Campus CastanhalPA.

Métodos e resultados:
Para calcular o IMC usou-se a fórmula matemática da divisão do peso pela altura ao quadrado (IMC=Kg/m²) (ROCHA, 2004). Para aferição do peso e da estatura foi utilizada uma balança mecânica G-TECH e uma fita metálica WISO fixada à parede a dois metros do chão. As classificações de Abaixo do Peso, Peso Normal, Obesidade grau 1 e Sobre Peso, foram obtidas de acordo com Fontoura et al (2009). Os dados coletados foram armazenados em planilha computacional e feita a análise de porcentagem, média e desvio padrão. A amostra foi composta de 19 estudantes de Educação Física da UFPA/Castanhal, sendo 10 homens e 09 mulheres. Os resultados mostram que 60% dos homens estão com sobrepeso, 30% estão com o peso normal e 10% estão abaixo do peso considerado normal para esta faixa etária. Todas as mulheres estão com o peso normal, o que pode estar ligado aos maiores cuidados que as mulheres têm com seu corpo.

Conclusão:
A maioria dos homens está com sobre peso e todas as mulheres estão com o peso normal, podendo estar relacionado com os maiores cuidados que as mulheres têm com o controle do peso corporal. Assim, faz-se necessário uma maior atenção dos homens com o controle do peso. Porém, para melhores definições dos resultados encontrados novos estudos deverão ser realizados em relação ao estilo e condições de vida dos universitários.