Análise da Interação Entre o Estresse, Imagem Corporal e Coordenação Motora Grossa em Escolares do Gênero Masculino de 7 a 10 Anos do Município de Cacoal/ro
Por Rafael Ayres Romanholo (Autor), Fernando Costa Baia (Autor), Eduarda Maria Coelho (Autor), Maria Isabel Carvalhal (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 21, n 3, 2013. Da página 127 a 134
Resumo
RESUMO: A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar seus movimentos, mais especificamente dos músculos e das articulações. O objetivo do estudo foi analisar a interação entre a imagem corporal, o estresse e a coordenação motora grossa em escolares. O estudo se caracteriza como sendo de campo, ainda tem características descritivas. Tendo um perfil de pesquisa Quali-Quantitativo. Para obtenção dos dados relacionado a aprendizagem motora foi utilizado o Teste Of Gross Motor Development (TGMD-2), elaborado por Ulrich (2000) e validado por Valentini (2002). Para a variável Imagem Corporal foi utilizado o protocolo de Collins (1991) e finalmente para a variável Estresse foi utilizado o protocolo de Lipp (1991). No que se refere a correlação entre a imagem corporal real e ideal destes escolares e a habilidade motora, seja ela de locomoção, de controle e total, foi possível verificar correlações positivas entre elas onde Stress x Coordenação motora teve uma relação de 0,21 e p=0,0045, a Imagem corporal real com a coordenação motora mostrou uma relação de 0,25 e p=0,0164 e por fim quando relacionado a coordenação motora com a imagem ideal o valor ficou em 0,21 e p=0,0145mostrando assim uma significância entre essas variáveis, ou seja, p< 0,05. Isso mostra que de alguma maneira a visão destes escolares com relação a sua imagem possa estar interferindo na sua habilidade motora. O desenvolvimento motor é afetado por fatores psicológicos, porém, é válido lembrar que infinidades de elementos interagindo entre si são influenciadores na habilidade motora. Com isso o desenvolvimento motor corresponde a um processo em que o organismo estabelece interação com o meio.