Análise longitudinal dos efeitos do treinamento multicomponente sobre a capacidade funcional de octogenários sedentários
Por Felipe Zar Ramos (Autor), Mauro Gaide Junior (Autor), Yan Alfena de Matos (Autor), Rodrigo Detone Gonçalves (Autor), Rodrigo Protte Pedro (Autor), Breno Biazotto Barbosa (Autor), Mariana Silva Prando (Autor), Wagner Garcez de Melo (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
Mesmo na ausência de doenças, a capacidade funcional (CF) diminui com o envelhecimento. Em muitos idosos, a CF pode cair a um nível que resulta em perda de independência. O exercício consistente ao longo da vida está associado a uma maior CF. Diversos trabalhos compararam os efeitos de exercícios aeróbios e/ou resistidos na evolução da CF. Entretanto, há poucas informações sobre esses resultados com treinamento multicomponente, especialmente em pessoas idosas que começam a se exercitar a partir dos 80 anos. OBJETIVO: Assim, o objetivo do presente foi avaliar os efeitos de 12 semanas de treinamento multicomponente sobre a capacidade funcional de octogenários sedentários. MÉTODOS: Para isso, foram avaliados 22 idosos, com média de idade de 84,7±4,2 anos, massa corporal de 76,4±6,9kg e estatura de 171±3,0 cm, fisicamente independentes e sedentários conforme IPAQ. A capacidade funcional foi avaliada pelo Sênior Fitness Test. Os participantes foram submetidos a sessões de Treinamento Multicomponente, com 50 min de duração, divididos em 10 min de aquecimento inicial e final, 30 min de treinamento multicomponente [10 min de exercício aeróbio (65% a 85% da FCmáx) - 07 exercícios de treinamento resistido, 2x10 a 15 repetições, 70% 1RM - 30s de repouso) - 03 exercícios de equilíbrio e mobilidade]. As avaliações foram no início (T0) e após 12 semanas de intervenção (T1). Todos participaram voluntariamente do experimento e assinaram termo de consentimento. A normalidade da amostra foi avaliada pelo teste de Shapiro-Wilk. Os resultados são apresentados em média ± DP. As comparações intragrupos das variáveis analisadas foram realizadas por teste t de Student para amostras pareadas, sendo p80 anos) resultam em melhorias na capacidade funcional em homens.