Resumo

Este estudo tem por objetivo testar a aplicação do Modelo de Naylor e Briggs na aprendizagem do arremesso do peso estilo ortodoxo, utilizando métodos de ensino global e parcial. Buscou-se suporte nas Teorias Cognitivas da aprendizagem e nos Modelos de Ensino. Foi utilizado um desenho experimental, com dois grupos, tendo como sujeitos trinta alunos da Escola Estadual de 1º Grau Professor Francisco Simões, do sexo masculino e com doze anos de idade. Para medir-se a variável performance utilizou-se no pós-teste para ambos os grupos oito arremessos, que foram filmados em Super 8mm e analisados por três avaliadores e medidos na escala métrica. As sessões no método global constituíram-se do arremesso completo, enquanto que no método parcial o arremesso foi decomposto em fases fazendo-se a aprendizagem em separado de cada fase e combinando-as após conseguir-se a correta seqüência. Constatou-se, pelos resultados obtidos, que não houve diferença significativa entre os métodos de ensino global e parcial para o primeiro período da aprendizagem no arremesso do peso estilo ortodoxo.

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