Resumo

Oobjetivo do presente estudo foi analisar o ponto de vista de adolescentes com relação ao conceito de saúde antes e após um curso de Educação Física Escolar (EFE). Apopulação constou de20 jovens (8 sexo masculino e 12 do sexo feminino) com idade entre 15 a 18 anos, estudantes de umcurso profissionalizante oferecido parauma comunidade carente da região da zona lesteda cidade de São Paulo. Adisciplina EFE integrou a grade curricular do curso e o conteúdo do programa procurou relacionar as discussões do movimento humanoaos temas saúde e qualidadede vida. Foram ministradas 3 aulas semanais de EFE no período de agosto a dezembro de 1997. O ponto de vista com relação ao conceito de saúde foi analisado através de umaquestão abertaaplicada pré e pós-curso. Os resultados indicam que na fase pré-curso 80% dos alunos relacionaram o conceito de saúde ao bemestardeterminado por aspectos físicos e mentais e pela ausência dedoença, 5% relacionaram o conceito de saúde ao bem-estar determinado por um conjunto de fatores sociais e 15% não souberam responder. Na fase póscurso, 40% relacionaram o conceito de saúdeao bem-estar determinado por aspectos físicos e mentais e pela ausênciade doença, 50% relacionaram o conceito de saúde ao bem-estar determinado por um conjunto de fatores sociais e 10% não souberam responder. Conclui-se que a EFE, quando trabalhada numa perspectiva dereflexão crítica, pode contribuir namudança do conceito de saúde, educando verdadeiramente para a vida.