Análise Multidimensional das Experiências dos Hóspedes dos Resorts Catarinenses Por Revisores Online
Por Tércio Pereira (Autor), Letícia Schmitt Muller (Autor), Marcos Arnhold (Autor), Pablo Flôres Limberger (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 10, n 3, 2021.
Resumo
Objetivo: Este artigo tem como objetivo examinar as experiências e percepções dos hóspedes dos resorts catarinenses associados à Associação Brasileira de Resort (ABR).
Metodologia/abordagem: Esta pesquisa tem caráter quantitativo. Nos analisamos 540 comentários do TripAdvisor. Utilizamos a Análise de Regressão Linear usando o software IBM SPSS v.22 para identificar quais dimensões influenciam diretamente na classificação geral.
Originalidade/Relevância: Nove dimensões foram utilizadas para estruturar um quadro de análise: quarto, localização do hotel, atendimento, preço, segurança, serviço de alimentação e bebidas (comidas e bebidas), recreação, estrutura e outros aspectos.
Principais resultados: A análise mostra que a satisfação do cliente tem influência em oito das nove dimensões, sendo FeB serviço, estrutura e serviço as mais encontradas nos comentários e apenas a dimensão dos outros assuntos não foi fortemente correlacionada
Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo contribui para o avanço da literatura e insights para melhorar a gestão do resort. Auxilia para entender os processos de tomada de decisão dos clientes, bem como criar escalas quantitativas para medir seus resultados de negócios. Além disso, o estudo destaca que os clientes de resorts catarinenses dão importância ao custo-benefício. O valor pago reflete o grau de exigência dos atributos do estudo, se essa relação entre preço e qualidade do serviço oferecido for percebida de forma satisfatória, a relação do consumidor com o resort tende a se tornar positiva com comentários e indicação de hospedagem pós-compra.