Análise na Distância da Cobertura do Drible Efetuado Por Atletas de Futsal da Liga Indonésia de Futsal 2021
Por Rumi Iqbal (Autor), Gunathevan Elumalai (Autor), Siti Hartini Azmi (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 28, n 5, 2022.
Resumo
Introdução:
Para maior vantagem competitiva, os jogadores de futsal devem dominar os dribles nas posições de ataque e defesa. A otimização do domínio técnico pode influenciar positivamente a tomada de decisões. Porém, a literatura carece de análises comparativas focadas na distância de cobertura dessa técnica em finais e semifinais esportivas.
Objetivo:
Analisar a distância de cobertura do drible por jogadores de futsal comparando o resultado das semifinais e finais da Liga Indonésia de Futsal 2021.
Métodos:
A pesquisa utilizou método de desenho de pesquisa transversal. As amostras consistiam em quatro jogos (dois jogos semifinais e dois jogos finais) disputados por quatro equipes (40 jogadores). O software Movie Maker foi usado para cortar vídeos em cada movimento de drible, e o software Kinovea foi usado para analisar a distância de drible. As diferenças na distância de drible entre a primeira e a segunda metades dos jogos foram calculadas usando o teste de Wilcoxon.
Resultados:
Os resultados mostram que não foi encontrada diferença estatisticamente significativa nas distâncias de drible entre a primeira e a segunda metades das semifinais e finais (p = 0,402 para as semifinais dan p = 0,090 para as finais). Em relação à análise da equipe, a maioria das distâncias de drible cobertas na primeira e segunda metades das semifinais e finais pelos jogadores de cada equipe não foram estatisticamente diferentes, exceto aquelas cobertas pelos jogadores do Time BTS nas finais. Ao todo, foram 712 ocorrências de dribles nas semifinais e finais, cobrindo 5621,98 metros. A média de drible percorrido foi de 7,90 metros (±4,41).
Conclusões:
A média de distância da cobertura do drible nas semifinais e finais da Liga Indonésia de Futsal 2021 foi de 7,90 metros, não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre o resultado das finais e semi-finais. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.