Resumo

Introdução:

Para maior vantagem competitiva, os jogadores de futsal devem dominar os dribles nas posições de ataque e defesa. A otimização do domínio técnico pode influenciar positivamente a tomada de decisões. Porém, a literatura carece de análises comparativas focadas na distância de cobertura dessa técnica em finais e semifinais esportivas.

Objetivo:

Analisar a distância de cobertura do drible por jogadores de futsal comparando o resultado das semifinais e finais da Liga Indonésia de Futsal 2021.

Métodos:

A pesquisa utilizou método de desenho de pesquisa transversal. As amostras consistiam em quatro jogos (dois jogos semifinais e dois jogos finais) disputados por quatro equipes (40 jogadores). O software Movie Maker foi usado para cortar vídeos em cada movimento de drible, e o software Kinovea foi usado para analisar a distância de drible. As diferenças na distância de drible entre a primeira e a segunda metades dos jogos foram calculadas usando o teste de Wilcoxon.

Resultados:

Os resultados mostram que não foi encontrada diferença estatisticamente significativa nas distâncias de drible entre a primeira e a segunda metades das semifinais e finais (p = 0,402 para as semifinais dan p = 0,090 para as finais). Em relação à análise da equipe, a maioria das distâncias de drible cobertas na primeira e segunda metades das semifinais e finais pelos jogadores de cada equipe não foram estatisticamente diferentes, exceto aquelas cobertas pelos jogadores do Time BTS nas finais. Ao todo, foram 712 ocorrências de dribles nas semifinais e finais, cobrindo 5621,98 metros. A média de drible percorrido foi de 7,90 metros (±4,41).

Conclusões:

A média de distância da cobertura do drible nas semifinais e finais da Liga Indonésia de Futsal 2021 foi de 7,90 metros, não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre o resultado das finais e semi-finais. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Acessar