Analise nas Variaveis Neuromotoras de Acordo Ao Estado Nutricional de Escolares de Baixo Nivel Socioeconomico
Por Andres Julian Rendon Sanchez (Autor), Luís Carlos de Oliveira (Autor), Rafael Benito Mancini (Autor), João Pedro da Silva Junior (Autor), Victor Keihan Rodrigues Matsudo (Autor).
Em 37º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - SIMPOCE
Resumo
Introdução: Excesso do peso causado pelos hábitos de vida, má alimentação, maior ingestão calórica e maior quantidade de tempo em inatividade, tem como resultado um impacto ao desempenho das variáveis neuromotoras. Objetivo: Objetivo: Analisar o comportamento das variáveis neuromotoras no período de 20 anos de acordo com o peso corporal em crianças de 7 a 10 anos. Método: Métodos: Este estudo faz parte do projeto Misto Longitudinal de Crescimento e Desenvolvimento realizado na cidade de Ilhabela. A amostra foi composta por 829 escolares de Ilhabela (SP), em idades de 7 a 10 anos. As variáveis analisadas foram: antropométricas (peso, estatura) e neuromotoras (força muscular, velocidade e agilidade). As variáveis foram mensuradas de acordo com padronização CELAFISCS; Adotamos para análise estatística dos dados ANOVA Oneway, com nível de significância de p< 0,05 e Post Hoc de Bonferroni. Os períodos analisados foram 1990/1991 (inicial), 2000/2001 (10 anos) e 2010/2011 (20 anos). Os testes aplicados foram: impulsão vertical sem auxílio (IVS), impulsão vertical com auxílio (IVC), dinamometria mão direita (DIN), impulsão horizontal (IH), agilidade (AGIL) e velocidade (VEL). Resultados: Resultados: Diferencias significativas para um p<0,05 foram encontradas do período inicial aos 10 anos na força muscular de membros superiores (dinamometria) e na força muscular de membros inferiores (impulsão horizontal); Já o período inicial aos 20 anos foram encontradas diferencias na força muscular de membros inferiores (IVS e IVC) e na agilidade e na velocidade; O período dos 10 anos e 20 foram encontradas diferencias na força de membros inferiores (IVS, IVC e IH), na força de membros superiores (dinamometria) e na agilidade.
TABELA
Conclusão: Conclusão: durante as décadas analisadas observa se um decréscimo algumas das variáveis neuromotoras, evidencia se que a maior quantidade de variáveis afetadas ocorreu no último período analisado, dos 10 a 20 anos do estudo deixando claro que por quilo do peso corporal as variáveis neuromotoras apresentam diferencias durante os diferentes p