Análise da Percepção dos Professores de Educação Física Acerca da Interface Entre a Saúde e a Educação Física Escolar: Conceitos e Metodologias
Por Heraldo Simões Ferreira (Autor), Braulio Nogueira de Oliveira (Autor), José Jackson Coelho Sampaio (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 35, n 3, 2013. Da página 673 a 685
Resumo
O presente estudo visa analisar a percepção dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, acerca de sua concepção de saúde e da relação desta com a Educação Física escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, analítico-crítico, em que se utilizou o método da análise de conteúdo. Nessa feita, foram realizadas entrevistas com nove professores, sendo elencadas as seguintes categorias analíticas: motivos da utilização do tema saúde nas aulas; relação atividade física e saúde; e metodologias de ensino. Conclui-se que, de modo geral, o conceito de saúde adotado não contempla o seu sentido ampliado, dessa forma, torna-se necessário ultrapassar os aspectos individuais e biológicos de suas práticas.