Resumo

As investigações no âmbito da liderança no esporte têm se desenvolvido a partir do pressuposto que o comportamento do líder/treinador tem um impacto relevante, de natureza negativa ou positiva na produção do atleta e/ou no seu bem-estar psicológico. Sendo assim, a possibilidade do treinador intervir pontualmente durante o intervalo e/ou no decorrer de uma partida demanda uma forte relação de confiança junto ao atleta, apresentando-se como um dos fatores determinantes para o sucesso. Procurando compreender algumas especificidades das manifestações de liderança do treinador de futebol, este estudo objetivou: identificar os fatores provenientes dos estilos de liderança real e ideal dos treinadores de futebol do Campeonato Brasileiro Série A/2005; verificar a existência de um estilo de liderança preferencial por parte dos treinadores; e verificar a existência de diferenças na autopercepção do treinador em relação aos estilos de liderança real e ideal. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário de identificação da amostra e a Escala de Liderança Revisada para o Esporte (ELRE), versões perfil ideal e real, composta por 60 situações e 6 dimensões que envolvem o comportamento de liderança. Participaram deste estudo 20 treinadores de alto rendimento, participantes do Campeonato Brasileiro Série A/2005. Esses treinadores apresentam idade média de 50 anos (+-6,92) e um envolvimento direto na função de treinador dentro da modalidade de 15,10 anos (+-8,42). A consistência interna da ELRE foi de a=0,86 para ambas as versões utilizadas neste estudo. Os resultados mostraram que os principais componentes da liderança dos treinadores que atuam no Campeonato Brasileiro Série A. Constatou-se também que não houve diferença estatística entre as dimensões que compõem os perfis ideal e real de liderança dos treinadores entrevistados. Sendo assim, conclui-se que não existe, de acordo com os participantes deste estudo, nenhuma diferença entre a forma destes treinadores liderarem os seus grupos de jogadores com a forma que eles considerarem ideal.

Acessar