Resumo

Durante competições desportivas, atletas estão expostos a elevadas cargas físicas e psicológicas, que podem ocasionar um perda na execução da tarefa. Um dos aspectos psicológicos que exerce uma influência direta na performance é a elevação excessiva da ansiedade no instante que antecede à prática desportiva em competições. Tendo em vista o fato citado, o objetivo principal desta investigação foi observar o comportamento do estado de ansiedade em atletas de natação e sua relação com o perfil psicológico, assim como a dissimilitude entre gêneros. Fizeram parte da amostra 12 atletas (seis do sexo masculino e seis do sexo feminino), com idade média de 17,6 anos participantes do Campeonato Brasileiro de Natação de Inverno. Foram analisadas as variáveis ansiedade-estado, através do Inventário de Ansiedade-Estado de Spielberger em dois momentos distintos, M1 aos 20 min que antecederam a prova e M2 20 min após o término da mesma, e o perfil psicológico do atleta através do inventário de Personalidade de Freiburg (FPI-R). Os resultados indicaram haver diferença 0,05) para a ansiedade-estado entre os doisestatisticamente significativa (p instantes. Na análise do coeficiente de correlação do perfil psicológico com a 0,6)ansiedade-estado para o grupo geral, foi observada uma correlação forte (r nas variáveis fatigabilidade e auto-realização. Também pôde-se observar um perfil com características emocionais elevadas para o grupo masculino, que apresentou correlações fortes com as variáveis inibição, irritabilidade, agressividade, fatigabilidade e queixas físicas, tendo o grupo feminino apenas apresentando correlações fortes nas variáveis agressividade e empenho laboral. A partir dos dados expostos, podemos concluir que o perfil psicológico do atleta está diretamente ligado a elevação da ansiedade-estado no momento competitivo. Sendo assim, fica-se evidenciado que o técnico deve fazer um estudo mais aprofundado de seus atletas, com o objetivo de conhecer os diferentes tipos de personalidades, características e comportamentos nos treinos e perante a situação de competição para que os meios ou formas de comunicação, as técnicas utilizadas e os procedimentos de ensino, se adeqüem aos traços de personalidade manifestados por cada atleta e equipe.

Acessar