Resumo

Objetivos:
Os Parques Urbanos são equipamentos de esportes e lazer presente no cotidiano dos cidadãos, e a inegável influência destes na cultura e no desenvolvimento urbanístico da cidade. Esta pesquisa tem como objetivo identificar o planejamento dos parques urbanos do Recife-PE, bem como analisá-los e descrevê-los, verificando as distribuições desses equipamentos perante as seis Regiões Político-Administrativas (RPA) da cidade.

Métodos e Resultados:
Quanto aos métodos, inicialmente, utilizou-se de processos exploratórios decorrentes da pesquisa documental e bibliográfica relativa à temática. A fase posterior, foi organizada a partir de uma pesquisa descritiva, com recolha de dados in lócus, consubstanciada em Lakatos e Marconi (2006). Os resultados obtidos apontam para uma deficiência no que diz respeito aos procedimentos de planejamento apresentado por Constantino (1999). Destaca se ainda a má distribuição dos equipamentos na malha urbana da cidade. Quanto aos resultados referentes às normas de m²/habitantes estes equipamentos são classificados em níveis baixos, o que demonstra a ausência de equipamentos suficientes para a população desta cidade.

Conclusão:
Com base nas referências estudadas e resultados obtidos, conclui-se que, há a necessidade de rever o planejamento de equipamentos esportivos da cidade do Recife-PE, neste caso específico, os parques urbanos da cidade, e propor a elaborações de novos projetos de políticas públicas, balizado nas reais demandas da população e com o intuito de qualificar ainda mais os espaços de esporte e lazer na cidade. Como contribuição, o estudo apresenta informações que podem subsidiar os procedimentos de planejamento dos parques urbanos da cidade.