Análise da Produção Científica Sobre Capacidades Físicas e Habilidades Motoras na Dança
Por Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan (Autor), Gisele Maria Schwartz (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 20, n 1, 2012. Da página 97 a 110
Resumo
Este estudo, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar as produções do conhecimento científico acerca do desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras para a prática de dança, geradas pelos grupos de pesquisa em dança no Brasil. O estudo aliou pesquisa bibliográfica e exploratória, desenvolvida por intermédio de consulta à base corrente dos grupos de pesquisa em dança, cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq, no período de 2005 a 2011, focalizando a produção de artigos completos publicados em periódicos pelos líderes dos grupos. Os resultados foram analisados descritivamente, por meio da utilização da técnica de análise de conteúdo temático. Os dados evidenciaram que a ocorrência de apenas um grupo na consulta pelo termo “ballet”, sem nenhuma publicação no período abordado e cento e vinte e seis grupos para o termo “dança”, com cento e trinta e três Artigos Completos publicados em periódicos nesse período, os quais contemplam a articulação entre diferentes temáticas, áreas e linhas de pesquisa. Não foram encontrados resultados para a associação dos termos “capacidades físicas e dança”, “capacidades físicas e ballet” e “habilidades motoras e ballet”. Puderam ser evidenciados dois grupos associando os descritores “habilidades motoras e dança”. Houve a prevalência de publicações sobre dança pelos líderes dos grupos na área de pesquisa em Artes, seguida, com menor incidência, de estudos na Educação Física e na Educação. Entretanto, a dança, envolvendo a temática específica desse estudo, mostrou-se pertinente e de interesse para diversificadas áreas do conhecimento e linhas de pesquisa, especialmente no que tange aos temas do estudo. Torna-se importante o desenvolvimento de outros estudos, no sentido de subsidiar a literatura específica nas áreas de motricidade humana e dança, suprindo lacunas ainda existentes e enriquecendo novas reflexões para o aprimoramento do conhecimento dessa prática.