Análise da Produção de Conhecimento da Educação Física Brasileira Sobre o Cotidiano Escolar
Por Renato Xavier Coutinho (Autor), Max Castelhano Soares (Autor), Vanderlei Folmer (Autor), Robson Luiz Puntel (Autor).
Em RBPG - Revista Brasileira de Pós Graduação v. 9, n 17, 2012.
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a produção de conhecimento da Educação Física brasileira relacionada ao contexto escolar. Para tanto, foram analisados grupos de pesquisa registrados no CNPq e programas de pós-graduação, teses, dissertações e artigos científicos em periódicos com classificação superior a B2 na área. A análise revelou uma grande expansão em todos os parâmetros analisados, principalmente a partir do ano 2000, sendo que foram identificados 211 grupos de pesquisa, 22 programas de pós-graduação, dois periódicos B1 e seis com Qualis B2, totalizando 242 artigos. Contudo, apesar do evidente aumento da produção científica, são necessárias medidas para disseminar o conhecimento gerado. Assim, espera-se que este estudo possa, ao demonstrar o que está sendo feito pela Educação Física voltado ao contexto escolar, apontar caminhos para a melhoria dessa produção acadêmica.