Resumo

O propósito do estudo foi analisar a criação, implantação e desenvolvimento do Curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado, da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo. Com base nessa análise, o investigador sugeriu medidas para implantação de cursos similares na Colômbia.O método utilizado foi o de investigação histórico-descritiva, com análise de documentos oficiais e não oficiais, revisão da literatura e entrevistas. Fatores de influência interna e externa foram levados em conta no processo de desenvolvimento do curso em oito anos de existência.O desenvolvimento curricular foi descrito através dos elementos que afetaram sua implementação, reformulação e operacionalização. Também foi discutida a estrutura organizacional da Universidade como Instituição e da Escola de Educação Física como Unidade.Os resultados do estudo foram apresentados juntamente com as conclusões que evidenciaram a indefinição de uma Filosofia e Modelo Conceitual do curso, ao mesmo tempo em que registrou-se um nível satisfatório na expectativa dos envolvidos no processo: alunos, egressos, professores e dirigentes. Sugestões foram formuladas para implantação em várias etapas de cursos de Pós-Graduação na Colômbia. Essas sugestões tiveram como modelo a experiência registrada no Brasil.

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