Análise Qualitativa do Comportamento Motor de Sujeitos Realizando Chutes a Gol
Por João Batista Freire (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 6, n 1, 1995.
Resumo
Neste estudo, não partimos de hipóteses, mas de interrogações formuladas pelo pesquisador antes de iniciar o processo de análise: Como se mostram as igualdades e diferenças nas ações de crianças brincando? E, mais especificamente: Como se mostram as igualdades e diferenças em crianças, que praticam chutes a gol em um jogo de futebol? Enquanto realizavam cobranças de penalidades, chutando bolas a gol, em um jogo de futebol, oito sujeitos foram filmados. Essas filmagens foram transcritas e analisadas, qualitativamente, em uma modalidade de pesquisa denominada Análise da Estrutura do Fenômeno Situado. Os resultados obtidos evidenciaram que, Situado. Os resultados obtidos evidenciaram que, diante de uma situação em que todos os sujeitos procuravam fazer a mesma coisa, quanto mais detalhes houvesse na descrição, menos visíveis seriam as igualdades e mais visíveis as diferenças. A igualdade continuará existindo, porém, inferida pela reflexão e não vista pelos sentidos. O êxito na tarefa proposta não depende de um padrão rígido de movimentos. Sujeitos organizando sua motricidade de uma maneira muito diversa podem chegar aos mesmos resultados.