Integra

Introdução: O futebol de hoje ou o chamado "futebol moderno" que teve sua origem na Inglaterra no ano de 1863, apenas ganhou a presença do goleiro a partir do ano de 1871, quando surgiram os primeiros códigos de leis especificas dessa posição. Mas foi a partir dos anos 90 que realmente o goleiro de futebol deixou de ser um mero espectador e pasou a ser mais uma peça fundamental para sua equipe, decidindo resultados com defesas espetaculares e investidas ao ataque com gols de escanteio e cobranças de falta. Objetivo: comparar durante o período de competição, se as principais habilidades técnicas de defesa do goleiro mais freqüentemente treinadas são a mais exigidas durante os jogos.

 Metodologia: O estudo envolveu quatro goleiros de futebol, com média de idade de 17,67 ± 1,15 anos, sendo dois goleiros da categoria sub-17 (juvenil) da equipe Junior Team Futebol S/S Ltda e dois da categoria sub-20 (juniores) da equipe Arapongas EC, que disputaram respectivamente o Campeonato Paranaense de futebol Juvenil e Juniores da edição 2009. Apesar de serem equipes com nomes diferentes, todos integrantes da amostra passaram pelo mesmo treinamento especifico de goleiro, pois possuía em comum o mesmo treinador de goleiros. A amostra foi composta por 22 sessões de treino específico de goleiro, equivalendo a 26,82% do total para a categoria sub-17 e 13,41% do total para a categoria sub-20. Na categoria sub-17 (juvenil) foram 8 jgos que representou 50,0% do total de 16 jogos e para a categoria sub-20 (juniores) foram 6 jogos que representou 42,8% do total de 14 jogos dessa categoria.

 Resultados: Estatisticamente foi encontrada diferença significativa entre as ações técnicas de defesa que foram mais utilizadas durante o treino com as ações técnicas de defesa que foram mais exigidas durante o jogo nas duas categorias estudadas. Conclusão: as ações que são mais executadas durante os jogos são pouco realizadas nos treinamentos de goleiro como.