Resumo

A infância é o período em que o desenvolvimento motor está sendo construído, onde, o aparecimento e a extensão do desenvolvimento de habilidades na fase de movimentos dependem de muitos fatores dos estímulos externos do ambiente.A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. Pode-se verificar o desempenho motor de uma pessoa através de sua agilidade, velocidade e energia. O objetivo da pesquisa foi identificar a interação entre maturação biológica, coordenação motora grossa e o stress em escolares. A amostra contou com 380 crianças de 5 a 10 anos de idades de escolas públicas do município de Cacoal/RO. Para verificar a coordenação motora utilizou-se o teste de TGMD-2, para o teste de estresse infantil foi utilizado o protocolo de Lipp e Lucatelli (1998) e para a verificação da maturação utilizou-se o protocolo de Tanner adaptado por Malina (2004). Para a análise da normalidade amostral, foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov, sendo utilizado o programa SPSS 17,0. Através das medidas de tendencias central, média e desvio padrão , foi realizado a caracterização das variáveis medidas e das escalas medidas contínuas. Para verificar a interação das variáveis dependentes e independentes foi utilizado o Modelo Geral Linear (GLM). Sabe-se que o desenvolvimento motor sofre influências diretas de vários fatores, sendo esses genéticos, ambientais e psicológicos. Influencias essas que são um processo contínuo, onde acabam por provocar variações individuais, tornando-se assim único a cada indivíduo. Os resultados mostraram que a única variável que influenciou a coordenação motora grossa foi a maturação biológica.

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