Resumo
Este estudo teve por finalidade analisar a relação existente entre os estilos de ensino dos estagiários e os dos seus supervisores de estágio, do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Participaram do estudo, vinte e nove estagiários de ambos os sexos, que, no segundo semestre de 1980, freqüentaram a disciplina Prática de Ensino de Educação Física e os seis supervisores de estágio responsáveis por essa disciplina. Os alunos estavam distribuídos em seis grupos, de acordo com o tipo de atividade que desenvolviam durante o estágio: ginástica rítmica, futebol de campo, futebol de salão, voleibol, natação e condicionamento físico. Cada um desses grupos estava sob a responsabilidade de um só supervisor. O instrumento que serviu para levantar os dados. O "TECA", Teste de Caracterização de Atitudes, era composto de vinte e dois itens, elaborados com base nas características que um professor deve possuir, quando adotando um estilo diretivo de ensino, de acordo com a vasta literatura consultada. Essas características estavam relacionadas com cinco aspectos considerados como fundamentais: organização da aula, objetivos da aula, relações sociais, aceleração de idéias e avaliação. A validade e a confiabilidade (r = 0,93) do instrumento foram determinadas. Verificou-se que a maioria dos estagiários (72,4%) bem como dos supervisores (83,3%), demonstrou não possuir estilo de ensino definido. Posteriormente, os dados foram tratados por um teste de correlação de Pearson, t-teste e Qui-Quadrado. Os resultados mostraram que não havia relação entre os estilos de ensino dos estagiários e os dos supervisores de estágio. A análise comparativa dos estilos de ensino por grupos revelou diferenças significativas apenas no grupo de futebol de salão. Algumas características demográficas dos estagiários, tais como: sexo, experiências me outros cursos. Vivências como atleta, experiências profissionais ligadas à Educação Física e nível de satisfação quanto às atividades do estágio, não mostraram influenciar seus estilos de ensino. Baseados nos resultados obtidos, foram apresentadas as limitações do estudo e sugeridas futuras linhas de pesquisa. A grande importância deste estudo, como pioneiro neste campo da Educação Física no Brasil, foi proporcionar conhecimento da realidade existente, contribuindo assim, para a elevação do nível científico do seu ensino.