Análise Sociológica do Ensino do Esporte na Educação Física Escolar
Por Janaína da Silva Ferreira (Autor), Gustavo da Motta Silva (Autor), Rosineide Cristina de Freitas (Autor), Ellen Aniszewski (Autor), José Henrique (Autor), Francis Natally de Almeida Anacleto (Autor).
Resumo
A partir das contribuições de Pierre Bourdieu este ensaio promove uma análise das características sociológicas da unidade temática esporte na Educação Física escolar e suas implicações na formação cultural, crítica e social do aluno. Propõe-se uma reflexão acerca desta prática corporal desenvolvida nas escolas e suscitar possibilidades para uma intervenção pedagógica que integre esta prática nas diferentes categorias desta unidade temática, produzindo assim conceitos, valores e atitudes que sejam significativos à formação da cidadania. Utilizou-se uma abordagem bibliográfica de matriz exploratória, descritiva e explicativa. Compreende-se que o desafio atual dos estudos e práticas corporais do esporte na escola se constitui em problematizá-lo, de modo a promover reflexões sobre este fenômeno e contribuir para que o mesmo seja percebido criticamente em suas manifestações pelos alunos.
Referências
ASSIS DE OLIVEIRA, Sávio. Reinventando o Esporte: possibilidades de prática pedagógica. 3ª ed. – Campinas, SP: Autores Associados, chancela editorial CBCE, (Coleção Educação Física e Esportes), 2001.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
BOURDIEU, Pierre. A gênese dos conceitos de habitus e de campo. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 7ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Os usos da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora Unesp,1997.
BOURDIEU, Pierre. Programa para uma sociologia do esporte. In: BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, p. 207-220, 1990.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BRITO, Leandro Teófilo de; SANTOS, Mônica Pereira dos. Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo: v.27, n. 2 p. 235-246; Abr/Jun., 2013.
CAPARRÓZ, Francisco Eduardo. Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da Escola: A Educação física como componente curricular. - Vitória: UFES, Centro de Educação Física e Desportos, 1996.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
DARIDO, Suraya Cristina. A Educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas: v.18, nº 1 p. 61-80; Jan/Mar., 2004.
DEBORTOLI, José Alfredo; LINHALES, Meily Assbú; VAGO, Tarcísio Mauro. Infância e conhecimento escolar: princípios para a construção de uma educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 5, p. 92-105, 2002. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2017.
ELIAS, Nobert; DUNNING, Erich. Memória e Sociedade a Busca pela Excitação. Lisboa: Difel, 1992.
GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
MANCINI, Marisa Cotta; SAMPAIO, Rosana Ferreira. Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 10, n. 4, Dec. 2006. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2017.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs). Currículo, Cultura e Sociedade. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MORSCHBACHER, Márcia; MAURENTE, Viviane Maciel Machado. O esporte como conteúdo de ensino da Educação Física Escolar: possibilidades e proposições didático-pedagógicas. Caderno de Educação Física, v. 10, n.19, p.85-93, 2011.
NEIRA, Marcos Garcia. Desvelando Frankensteins: interpretações dos currículos de licenciatura em Educação Física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.9, n.1, p.55-59, 2010. Suplemento. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2017.
PROST, Antoine; VICENT, Gérard (Orgs.). História da Vida Privada 5: da primeira guerra aos nossos dias. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
REZER, Ricardo. Reflexões didático-pedagógicas acerca do ensino do esporte no processo de formação de professores de Educação Física. Movimento, v.16, n. 1, p. 271-292, 2010.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi, junho, 2007. Editorial. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2017.
SILVA, Júnior Vagner Pereira da; SAMPAIO, Tania M. V. Os conteúdos das aulas de educação física do ensino fundamental: o que mostram os estudos? Revista Brasileira de Ciências e Movimento, v. 20, n. 2, p. 106-118, 2012.
SOUZA, Juliano; MARCHI JÚNIOR, Wanderley. Por uma sociologia reflexiva do esporte: considerações teórico-metodológicas a partir da obra de Pierre Bourdieu. Movimento. v.16, n.1, 2010. Disponível em: . Acesso em 05 dez. 2017.
SOUZA, Maristela da Silva; BACCIN, Ecléa Vanessa Canei. A técnica no ensino dos esportes: relações entre o campo de conhecimento das ciências sociais e das ciências naturais. Movimento, v. 15, n. 3, p. 127-143, 2009.
TENÓRIO, Jederson Garbin; SILVA, Cinthia Lopes da. O desinteresse dos estudantes pelas aulas de educação física em uma escola de ensino público do estado de Mato Grosso. Salusvita. V. 34, n.1, p. 27-44, 2015.
VIANNA, José Antonio; LOVISOLO, Hugo Rodolfo. Desvalorização da aprendizagem técnica na educação física: evidências e críticas. Motriz, Rio Claro, v.15, n. 4, p. 883-889, out./dez. 2009. Disponível em: . Acesso em 05 dez. 2017.