Resumo

Partindo do pressuposto de que as propostas de intervenção pedagógica na natação, dependem do conhecimento do efeito das variáveis de aprendizagem no meio líquido, delineamos este trabalho para verificar como os professores das escolas de natação de Santa Maria, nos anos de 1995 e 1996, usam a retroalimentação em suas aulas. Da amostra intencional, participaram 15 professores das três escolas de natação de Santa Maria. Foram observadas três aulas de cada um dos Ss para identificar o tipo, segundo a Taxionomia de Schmidt (1993).Após a identificação do tipo de retroalimentação fez-se uma entrevista com cada Ss para verificar o conhecimento que eles possuíam desta variável. Os resultados indicam que os Ss utilizaram com maior freqüência o Conhecimento do Desempenho (CD) com 86%, seguido do Conhecimento do Resultado (CR) com 7% e da Propriocepção com 7%. A utilização do CD, como prevalente, corrobora as afirmações de estudiosos da área que argumentam que para destrezas motoras fechadas o mais adequado é este tipo de retroalimentação.

 

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