Resumo

O objetivo deste estudo foi à análise do desempenho do deficiente auditivo adulto durante a aprendizagem da leitura e escrita, com o auxílio de procedimentos de programação de ensino individualizada. A elaboração do Programa aqui utilizado, apoiou-se em estudos relativos às características: 1) da deficiência auditiva e da educação e alfabetização do deficiente auditivo adulto; 2) do método de ensino conhecido como Programação Individualizada de Ensino associada ao uso dos sinais dactilológicos. O sujeito deste estudo foi um jovem de 19 anos de idade, portador de deficiência auditiva neuro-sensorial severa e anterior a aquisição de linguagem. Os dados mostram o desempenho deste sujeito em etapas do desenvolvimento do Programa. A análise dos resultados permitiu concluir que houve um significativo enriquecimento do repertório léxico do sujeito e um sensível progresso no domínio das estruturas lingüísticas, em decorrência do emprego de uma orientação mista (oral/sinais dactilológicos) associada a uma programação para o ensino de leitura e escrita.

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