Análises Epistemológicas da Pesquisa em Educação Física: Balanço da Produção do Conhecimento no Rio Grande do Norte

Por Zuley Jhojana Duran Peña (Autor).

Parte de Produção do Conhecimento em Educação Física no Nordeste Brasileiro: o Impacto dos Sistemas de Pós-graduação na Formação dos Pesquisadores da Região. . páginas 370 - 381

Resumo

A pesquisa retomou estudos anteriores sobre a produção de mestres(as) e doutores(as), vinculados(as) a IES que atuam na região Nordeste, estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe na área da Educação Física, entre 1982-2004 (CHAVES, 2005). Os estudos indicavam que, dadas as condições desfavoráveis relacionadas com a ausência de programas de pós--graduação na região, na área da Educação Física, os docentes para realizarem sua capacitação e suas pesquisas migravam para outras áreas, outras regiões e países. Tal situação indicava uma política de ciência e tecnologia desigual entre as regiões e a concentração dos cursos de pós-graduação nas regiões Sul e Sudeste. Em hipóteses, o desenvolvimento científico nessas regiões privilegiadas poderia estar influenciando a pesquisa produzida nas regiões menos desenvolvidas. Com base nesses antecedentes e considerando essa problemática do desenvolvimento desigual, o novo projeto de investigação foi motivado pela necessidade de atualização e ampliação dos estudos anteriores, ampliando o universo de pesquisa para os nove estados do Nordeste, incluindo Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. O estudo também foi motivado pela necessidade de verificar os impactos do sistema de pós-graduação de outras regiões, particularmente do Sul e Sudeste, onde se concentravam 60% dos programas de pós-graduação do país.

Arquivo