Análises Epistemológicas da Pesquisa em Educação Física: Balanço da Produção do Conhecimento no Rio Grande do Norte
Por Ana Paula Vieira (Autor), Zuley Jhojana Duran Peña (Autor).
Parte de Produção do Conhecimento em Educação Física no Nordeste Brasileiro: o Impacto dos Sistemas de Pós-graduação na Formação dos Pesquisadores da Região. . páginas 370 - 381
Resumo
A pesquisa retomou estudos anteriores sobre a produção de mestres(as) e doutores(as), vinculados(as) a IES que atuam na região Nordeste, estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe na área da Educação Física, entre 1982-2004 (CHAVES, 2005). Os estudos indicavam que, dadas as condições desfavoráveis relacionadas com a ausência de programas de pós--graduação na região, na área da Educação Física, os docentes para realizarem sua capacitação e suas pesquisas migravam para outras áreas, outras regiões e países. Tal situação indicava uma política de ciência e tecnologia desigual entre as regiões e a concentração dos cursos de pós-graduação nas regiões Sul e Sudeste. Em hipóteses, o desenvolvimento científico nessas regiões privilegiadas poderia estar influenciando a pesquisa produzida nas regiões menos desenvolvidas. Com base nesses antecedentes e considerando essa problemática do desenvolvimento desigual, o novo projeto de investigação foi motivado pela necessidade de atualização e ampliação dos estudos anteriores, ampliando o universo de pesquisa para os nove estados do Nordeste, incluindo Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. O estudo também foi motivado pela necessidade de verificar os impactos do sistema de pós-graduação de outras regiões, particularmente do Sul e Sudeste, onde se concentravam 60% dos programas de pós-graduação do país.