Resumo

No desporto para pessoas com deficiência, um contexto em crescente desenvolvimento, a modalidade de Andebol para atletas com deficiência intelectual é recente e caracteriza-se pelo reduzido número de praticantes e de competições existentes. Nesta modalidade, para que os atletas possam competir de forma justa e equitativa, necessitam de ser submetidos a um processo de elegibilidade e classificação. A este respeito, a literatura é escassa e controversa, sendo fulcral estudar e aprofundar esta temática. Neste sentido, foi nossa intenção compreender a perspetiva dos treinadores, sobre o atual panorama nacional da modalidade, focando a nossa atenção no processo de elegibilidade e classificação dos atletas envolvidos neste contexto. O grupo de estudo foi constituído por 13 treinadores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, as suas transcrições, das quais emergiram as seguintes categorias e subcategorias: Formação e Experiência, Contexto da Prática Desportiva (Tipos de Prática, Barreiras e Aspetos Positivos) e Classificação Desportiva (Elegibilidade; Equidade e Competitividade). Conclui-se que apesar da importância reconhecida a este tipo de prática desportiva, não existe um forte investimento na formação especializada de treinadores. As condições de prática e os níveis competitivos das equipas são heterogéneos, porém, os técnicos apresentam opiniões semelhantes quanto aos entraves à prática desportiva e aos aspetos positivos. Os entrevistados revelaram falta de conhecimento sobre o processo de elegibilidade e classificação desportiva, bem como opiniões discordantes em relação ao sistema em vigor e a possíveis novos sistemas. Efetivamente, este continua a ser um assunto complexo, que não reúne consenso e que carece de maior investigação.

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