Resumo

Objetivos:
Identificar quais as principais influências responsáveis pela manutenção da prática esportiva, durante os anos de experimentação, de nadadores medalhistas olímpicos brasileiros.

Métodos e resultados:
Compuseram a amostra, oito nadadores medalhistas olímpicos que responderam a um roteiro de entrevista retrospectiva semi-estruturada, o qual foi baseado nos principais modelos de desenvolvimento expert. As entrevistas foram gravadas e transcritas para posterior análise. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG sob protocolo ETIC 195/09. Os principais resultados apontam que durante os anos de experimentação, as principais influências que os nadadores tiveram foram por intermédio de seus familiares (apoio financeiro e motivacional) e dos primeiros treinadores (promotores de atividades prazerosas). Todos os nadadores entrevistados apontaram como fundamental a presença e influência de seus familiares nesta fase, já em relação à presença dos treinadores, os nadadores (A2, A3, A4, A7, A8) destacaram a figura do treinador como pessoas que desenvolveram a atividade esportiva por meio de atividades lúdicas (prazerosas), o que determinou a manutenção na prática da natação.

Conclusão:
Concluiu-se que as influências dos primeiros treinadores e dos familiares foram determinantes para a inserção / manutenção dos nadadores durantes os anos de experimentação, o que possibilitou a progressão de suas carreiras ao longo dos estágios de desenvolvimento (anos de especialização, investimento e manutenção) até o êxito olímpico.