Ansiedade Estado Pré-competitiva em Atletas de Voleibol Infanto-juvenis
Por Thais do Amaral Machado (Autor), Mayara Juliana Paes (Autor), Shelse Marinho Alquiere (Autor), Ana Claudia Vecchi Osiecki (Autor), Luciana da Silva Lirani (Autor), Joice Mara Facco Stefanello (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 30, n 4, 2016. Da página 1061 a 1067
Resumo
Compreender a relação entre ansiedade-estado pré-competitiva e desempenho esportivo se constitui em importante meio para ajudar os esportistas a diagnosticar e controlar emoções. O presente estudo pretendeu:a) comparar o nível de ansiedade pré-competitiva entre atletas homens e mulheres, das equipes finalistas da Taça Paraná de Voleibol 2011; b) comparar os níveis de ansiedade pré-competitiva entre as equipes campeã e vice-campeã masculina, bem como entre as e quipes campeã e vice-campeã feminina; c) comparar os níveis de ansiedade pré-competitiva dos atletas titulares e reservas, para as equipes de ambos os sexos;d) verifi car a relação entre os níveis de ansiedade pré-competitiva e o tempo de prática dos atletas das equipes masculinas, bem como das equipes femininas.Participaram do estudo quatro equipes infanto juvenis, fi nalistas da Taça Paraná 2011, totalizando 24 atletas do sexo feminino e 23 do sexo masculino (idade 16,16 ± 0,34 anos) e tempo de prática (4,97± 1,99 anos). Para avaliar a ansiedade pré-competitiva,utilizou-se o instrumento CSAI-2. As coletas ocorreram 30 minutos antes do início dos jogos fi nais. De forma geral, as equipes fi nalistas apresentaram níveis de ansiedade geral pré-competitiva similares, embora tenham sido encontradas diferenças signifi cativas entre atletas mulheres titulares e reservas em relação à autoconfi ança, sendo que as titulares apresentaram médias mais elevadas neste aspecto.