Ansiedade pré-competitiva e desempenho esportivo em jovens nadadores
Por Emerson Filipino Coelho (Autor), Francisco Zacaron Werneck (Autor), Renato Melo Ferreira (Autor), Ruana Caroline Ramos Batista (Autor), Raissa Carla Gomes (Autor).
Resumo
A ansiedade é uma das variáveis psicológicas que mais influenciam no rendimento esportivo de um atleta.
OBJETIVO: Analisar os níveis de ansiedade pré-competitiva e autoconfiança em jovens nadadores, além de suas possíveis implicações para com o desempenho esportivo.
MÉTODOS: Participaram 54 jovens nadadores, entre 12 e 16 anos, responderam ao Inventário de Competição de Estado antes de participarem de uma competição de nível estadual.
RESULTADOS: Os resultados apontaram que os atletas apresentam baixos níveis de ansiedade e bons níveis de autoconfiança. Ainda, os homens tiveram seu desempenho sendo mais influenciado negativamente pela ansiedade cognitiva e as mulheres sofreram maior influência da ansiedade somática. Para além, as provas de curta duração podem gerar maiores níveis de ansiedade e o excesso de autoconfiança atrapalha o desempenho esportivo.
CONCLUSÃO: Conclui-se que é importante conhecer os níveis de ansiedade e autoconfiança antes de uma competição, já que se tem conhecimento que a ansiedade poderá afetar positivamente ou negativamente o rendimento esportivo.