Resumo

Ansiedade é um processo complexo multidimensional relacionado com a disposição e respostas do indivíduo a estressores, além de como o indivíduo enfrenta esses agentes. Neste sentido, o ambiente esportivo apresenta diversas demandas, como as cobranças nos treinos e competições. No caso de atletas universitários, há uma dualidade de tarefas, pois precisam conciliar as atividades acadêmica e esportivas. Esse acúmulo de demandas pode aumentar as possibilidades de agentes estressores, interferindo de maneira negativa no bem-estar e rendimento. No meio esportivo existe a ansiedade competitiva, que é capaz de interferir no desempenho do atleta. Esse fenômeno é investigado pela teoria multidimensional da ansiedade competitiva, apresentando três dimensões: ansiedade somática, relacionada a aspectos de cunho fisiológico; ansiedade cognitiva, relacionada a pensamentos negativos sobre o desempenho e o fracasso; e a autoconfiança, relacionada a sentimentos de convicção e de vitória. Diante do duplo papel e do elevado nível de exigências, torna-se relevante investigar se a percepção de ansiedade é predominante em determinada modalidade. OBJETIVO: Investigar o efeito da variável modalidade esportiva na percepção das dimensões de ansiedade pré-competitiva. MÉTODOS: Participaram do estudo 121 atletas de ambos os sexos (43 mulheres e 78 homens), com média de idade de 22,6±4,2 anos. Todos inscritos em modalidades coletivas: futsal, handebol e voleibol (56, 23 e 42 atletas, respectivamente). Os atletas participaram da Superliga Universitária polo regional Guamá, todos matriculados em instituições públicas de ensino superior do estado do Pará. Os participantes responderam à dimensão intensidade do Inventário de Ansiedade Estado Competitiva-2R (CSAI-2R), versão reduzida do Competitive State Anxiety Inventory. O CSAI-2R possui 17 itens, sendo 5 relacionados à ansiedade cognitiva; 7 relacionados à ansiedade somática, e 5 para a autoconfiança, no qual as repostas são dadas em uma escala Likert de 4 pontos (1= nada à 4= muito). Os participantes responderam o instrumento imediatamente antes da competição. A análise estatística foi realizada através do teste de Kruskal-Wallis no programa JAMOVI 2.2.5, com valor de significância de p= 0,05. RESULTADOS: Foram encontrados os seguintes escores para a ansiedade somática (Futsal: 2,5±0,4; Handebol: 2,4±0,3; Voleibol:2,7±0,4), ansiedade cognitiva (Futsal: 2,1±0,6; Handebol: 2,1±0,6; Voleibol: 2,5±07) e autoconfiança (Futsal: 2,3±0,7; Handebol: 2,2±0,6; Voleibol: 2,5±0,7). Não foram encontradas diferenças significativas na percepção das dimensões de ansiedade entre os grupos. CONCLUSÃO: A intensidade da percepção das dimensões de ansiedade pré-competitiva em atletas universitários é similar de acordo com a modalidade