Ansiedade pré-competitiva em atletas universitários de esportes coletivos
Por João Vitor Figueiredo Favacho (Autor), Roselane de Almeida Paula (Autor), Eliane Aragão da Silva (Autor), Marcus Vinicius Maia Lima Leal (Autor), José Eduardo de Souza Modesto (Autor), Higson Rodrigues Coelho (Autor), Daniel Alvarez Pires (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
Ansiedade é um processo complexo multidimensional relacionado com a disposição e respostas do indivíduo a estressores, além de como o indivíduo enfrenta esses agentes. Neste sentido, o ambiente esportivo apresenta diversas demandas, como as cobranças nos treinos e competições. No caso de atletas universitários, há uma dualidade de tarefas, pois precisam conciliar as atividades acadêmica e esportivas. Esse acúmulo de demandas pode aumentar as possibilidades de agentes estressores, interferindo de maneira negativa no bem-estar e rendimento. No meio esportivo existe a ansiedade competitiva, que é capaz de interferir no desempenho do atleta. Esse fenômeno é investigado pela teoria multidimensional da ansiedade competitiva, apresentando três dimensões: ansiedade somática, relacionada a aspectos de cunho fisiológico; ansiedade cognitiva, relacionada a pensamentos negativos sobre o desempenho e o fracasso; e a autoconfiança, relacionada a sentimentos de convicção e de vitória. Diante do duplo papel e do elevado nível de exigências, torna-se relevante investigar se a percepção de ansiedade é predominante em determinada modalidade. OBJETIVO: Investigar o efeito da variável modalidade esportiva na percepção das dimensões de ansiedade pré-competitiva. MÉTODOS: Participaram do estudo 121 atletas de ambos os sexos (43 mulheres e 78 homens), com média de idade de 22,6±4,2 anos. Todos inscritos em modalidades coletivas: futsal, handebol e voleibol (56, 23 e 42 atletas, respectivamente). Os atletas participaram da Superliga Universitária polo regional Guamá, todos matriculados em instituições públicas de ensino superior do estado do Pará. Os participantes responderam à dimensão intensidade do Inventário de Ansiedade Estado Competitiva-2R (CSAI-2R), versão reduzida do Competitive State Anxiety Inventory. O CSAI-2R possui 17 itens, sendo 5 relacionados à ansiedade cognitiva; 7 relacionados à ansiedade somática, e 5 para a autoconfiança, no qual as repostas são dadas em uma escala Likert de 4 pontos (1= nada à 4= muito). Os participantes responderam o instrumento imediatamente antes da competição. A análise estatística foi realizada através do teste de Kruskal-Wallis no programa JAMOVI 2.2.5, com valor de significância de p= 0,05. RESULTADOS: Foram encontrados os seguintes escores para a ansiedade somática (Futsal: 2,5±0,4; Handebol: 2,4±0,3; Voleibol:2,7±0,4), ansiedade cognitiva (Futsal: 2,1±0,6; Handebol: 2,1±0,6; Voleibol: 2,5±07) e autoconfiança (Futsal: 2,3±0,7; Handebol: 2,2±0,6; Voleibol: 2,5±0,7). Não foram encontradas diferenças significativas na percepção das dimensões de ansiedade entre os grupos. CONCLUSÃO: A intensidade da percepção das dimensões de ansiedade pré-competitiva em atletas universitários é similar de acordo com a modalidade