Resumo

Introdução: Este estudo pretendeu analisar o impacto de um curso de verão
no âmbito de diversas formas de dança, junto de um grupo de jovens
adolescentes, quanto: à confirmação das expectativas sentidas, à eventual
satisfação das necessidades e preferências manifestadas, assim como à potencial
repercussão na promoção de experiências de índole estética. O referido curso
teve como objectivo não só envolver os participantes em 6 técnicas de dança
distintas, como facultar o testemunho de elementos específicos do âmbito da
Produção Artística em Dança, vivenciando paralelamente o processo
c o re ogr á fi c o. O wo rk s h o p c u lmi n o u numa ap re s e n t a ç ã o p ú bl i c a
final.Metodologia: Pesquisa qualitativa com uma abordagem etnográfica,
incidindo sobre 6 formas de dança: Dança Contemporânea, Danças com
Tradição, Dança Moderna, Hip-Hop, Sapateado e Sevilhanas. Amostra: 30
alunos com uma média de idades de = 15,41anos e Sd= 2,47 e um estatuto
socio-económico considerado médio-alto pelos indicadores analisados.
Responsáveis pelo workshop foram 6 Professores especialistas com uma
formação de nível superior, contando ainda com o testemunho de 3 artistas
(bailarino, coreógrafo, produtor). Instrumento: 2 Inquéritos por questionário
(pré e pós teste) com questões mistas (abertas e fechadas). Momento de
aplicação da experiência: 11 a 29 de Julho de 2005. Resultados: Foram totalmente
confirmadas as expectativas do grupo em análise; Foi a aprendizagem de
diferentes técnicas de dança e a relação estabelecida entre os participantes os 2
aspectos positivos mais evidenciados; Como aspectos mais negativos, a
sobrecarga/intensidade do workshop a par com o desejo por outro lado, de
ter uma maior duração no seu conjunto; Mais de 80% dos participantes
vincularam ainda a sua intenção de continuar a praticar dança, sendo o hiphop o que compreensivelmente reuniu a preferência mais evidente. Conclusões:
Destacou-se um aumento assinalável do interesse na prática da dança pela
participação de acções desta natureza (de carácter lúdico e recreativo) revestindose ainda de primordial importância a apresentação pública, final, permitindo
aproximar todos os intervenientes em torno desta forma de expressão e
comunicação.

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