Integra

Começo agradecendo ao Laércio e ao Alê por me ensinarem os caminhos das pedras para montar esse blog. Confesso minha ignorância com as linguagens digitais. Diria um bom behaviorista que fui modelada em esquema de reforçamento intermitente nas linguagens analógicas e fazer a transposição não é nada fácil.

Esse blog nasce por causa de uma demanda específica: a acão que o COB move contra mim por causa do livro Esporte, educação e valores olímpicos e pela necessidade de socialização de todas as informações que essa situação desencadeou. Recebi muitos apoios de pessoas e instituições brasileiras e desses cantos todos pelos quais ando em congressos, conferências, foruns, simpósios e seminários. E posso dizer uma coisa de coração: solidariedade não ocorre apenas quando milhares morrem, vítimas de enchentes ou terremotos. A injustiça não natural também é capaz de desencadear atitudes altruístas de colegas e desconhecidos.

Vejo que o legado de toda essa situação é ficar com um espaço aberto de dicussão, indagação sobre coisas indignas, questionamentos, acolhimentos de perplexidades e, por que não, de manifestação de desejos que, como dizem, de tanto serem afirmados acabam por se tornar realidade.

O objeto da ação que o COB move contra mim é um livro, objeto precioso em uma sociedade marcada pelo analfabetismo funcional, pelas desigualdades sociais, pelo crimes ambientais e que, (acreditem!) fazem parte da agenda de discussões do Movimento Olímpico. Não temam!!!! Eu continuarei a fazer uso dessa palavra, seja ela proibida ou não. Uma vez que já não questionamos mais a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil agora é hora de perguntarmos como podemos fazer desses Jogos um exercício de cidadania. Isso mesmo, os Jogos são nossos. Cantava Sérgio Ricardo “a praça é do povo como o céu é do condor…” O exercício da cidadania como os Jogos Olímpicos começa com a participação popular apontando aos mandatários o que desejamos ter como legado dos Jogos. Ou fazemos isso, ou esperamos paralisados pelo que apenas nos for concedido. Mas, lembrem-se: tudo que é dado, também pode ser tirado.

Por isso um projeto de educação olímpica. Educação olímpica entendido não apenas como o ensino dos símbolos e das modalidades praticadas nos Jogos, mas principalmente tudo o que esse Movimento gera para a sociedade e o que ele representou para a história. É daqui que partimos. Espero aprender com esse momento e com essa ferramenta novas maneiras de me comunicar e de compartilhar esse bem tão caro a todos que é o conhecimento.

E isso é só o começo.

Por katiarubio
em 5-02-2010, às 16:29

Comentários

Olá Kátia,
espero poder ler boas notícias neste espaço.

Abraços,
Tiago

Por Tiago Duarte
em 5-02-2010, às 17:01.

É isso ai Katia, bem vinda ao mundo dos blogs.

Esperamos que casos como o ocorrido contigo não se repitam.

Forte abraço.

Por Rodrigo Scialfa Falcão
em 5-02-2010, às 19:06.

Kátia,

Saio tristemente satisfeito desta situação lamentável, que nunca poderia ter acontecido. Satisfeito pelo reforço da admiração que tenho pela sua coragem e determinação. Se essa crise gerou um novo espaço de difusão de idéias, melhor ainda, porque a batalha é sangrenta. Temos que andar muito ainda. Temos um órgão com essa dimensão e representabilidade, responsável pela realização de uma olimpíada no Brasil, de onde pode escapar uma ação burra e infeliz como essa iniciativa de queimar livros, justo um livro que deveria incentivar, e apenas uma minoria dos chamados “dacademia” que se posicionou com veemência e clareza contra o absurdo. Boa parte da nossa inteligecia(?) se esquivou no pior estilo: “Foi estuprada, mas gostou porque vai vender mais livros”. Na verdade, saio um pouco triste do episódio. Nada que uma boa psicóloga não possa cobrar ;-) Parabéns! Como dizíamos os meiaoito: A luta continua! Laércio.

Laercio
Aprendemos muito com tudo isso. Eu, você, o Alberto, o Juca e todos os que se envolveram de corpo e alma na ação. Não ligo para aqueles que também usaram o caso para ganhar visibilidade, afinal esse processo se tornou um palco. Mas, deixa quieto, companheiro.
A luta continua e fico feliz em comprovar que ainda temos a capacidade de nos indignar e mobilizar.

Por Laercio Elias Pereira
em 6-02-2010, às 8:14.

Desfaz-se o embroglio, restam as marcas. Melhor que compreender o ato que deu origem a celeuma é decodificar as motivaçoes por tras dela. O dialogo e o entendimento saem arranhados do episodio. Fatos que à evidencia nao contribuem para o engrandecimento do Esporte. O exemplo nao é uma boa maneira de passar uma mensagem : é a unica ! Um fato que recorrentemente me chama à realidade, ademais, é que o receio de ser descartado de um circuito restrito toma frequentemente conta daqueles que tem por papel a defesa dos direitos humanos. O totalitarismo possui essa caracteristica, em qualquer area da atividade humana. Por pouco que isso possa parecer, professora Katia, que a senhora saiba que pode contar com minha instransigencia no combate à intolerâcia. Se admitimos, como diria o dramaturgo, que “toda a unanimidade é burra”, concluimos que sua obra nao é burra. Muito mais do que isso, a consolidaçao dos altos estudos em Olimpismo passa inexoravelemente pela leitura de suas obras. O dialogo continua ! Alvaro

Por Alvaro Ribeiro
em 6-02-2010, às 10:07.

Li agora toda a seguência pelo teu Blog. Reforça o que disse em participaçãoes na CEVLEIS. És competente e isso incomoda alguém. São coisas da vida. Tens objetivos e vais longe. Tua garra nos estimula ainda mais para continuar no nosso trabalho de defesa da COMUNICAÇÃO ESPORTIVA.
Abraços – CLERY – SANTA MARIA – PRESIDENTE DO CENTRO DE APOIO AO ESPORTE E LAZER DE SANTA MARIA – CAEL/SM

Por clery quinhones de lima
em 6-02-2010, às 14:10.

KATIA quero adquirir o teu livro

CLERY

Por clery quinhones de lima
em 6-02-2010, às 14:11.

Profa. Kátia,

com um misto de alegria e indignação, leio o oficio do COB voltando atrás em sua atitude anti-democrática, anti-republicana e anti-científica.
Lamento, mas também regozijo-me na certeza de que dias melhores virão para a Educação Física, o Esporte e os estudiosos e professores dessa área e de outras áreas afins do conhecimento.
Sou pelo democrático e livre acesso ao saber, ao conhecimento e às idéias.
Sempre a disposição,
Prof. Sergio de Almeida Moura
Eseffego/UEG – Goiânia/Goiás
http://www.imagenseducadoras.blogspot.com

Obrigada Prof. Sergio
Temos muito a fazer nos próximos anos e nos outros que virão.

Por Sergio Moura (Serginho de Goiânia)
em 6-02-2010, às 14:27.

Motivos objetivos para acabar com a angústia já temos. De tudo o que você passou penso que uma coisa boa pode ser revelada. O esporte une quem sabe jogar e tem, realmente, os valores nobres. Você os tem e quem te conhece sabe disso! Melhor, quem não te conhece agora sabe o tamanho do seu time e vai pensar duas vezes antes de dar uma de cartola pra cima de você.

Sigamos, na condição de acreditar, educar e querer vencer sempre, esse é o seu legado!
Drix

Por Adriana
em 6-02-2010, às 14:52.

Katia

Li que a ação do COB foi retirada. A justiça prevaleceu.

Bom trabalho, abraço

Por Plínio L Negrerios
em 6-02-2010, às 16:07.

[...] em 5.02.2010. 9 Comentários Por katiarubio Posted by albertomurray Filed in Uncategorized Leave a Comment [...]

Por “Apesar De Você, Amanhã Há De Ser Outro Dia” – Chico Buarque. No Blog De Katia Rubio – http://blog.cev.org.br/katiarubio « Alberto Murray Olímpico
em 9-02-2010, às 1:35.

Katia

São, decididamente, nas crises q surgem grandes oportunidades de crescimento. Em todos os níveis. Nestes quase 114 de olimpismo, iniciado pelo perseverante Pierre de Fredi, o termo ganhou uma susbstancia muito mais ampla que apenas uma marca comercial restrita a um grupo corporativista. A praça é do povo, o céu do condor e o olimpismo pertence genuinamente a que vive o esporte olímpico em sua essencia. Sou um humilde jornalista absolutamente apaixonado pelo movimento, apesar das incongruencias naturais provenientes do ser humano. Somos imperfeitos e até nossa justiça é construida com brechas manipuláveis. Mas continuo com fé absoluta em algo muito maior. A liderdade sensata faz parte desse mundo que quero viver.
Aqui fica minha simples, porém sincera posição de apoio.
Citius, altius, fortius, ‘dignus’…

Everton Domingues
http://www.vancouverolimpica.blogspot.com,
http://www.londresolmpica.blogspot.com,
http://www.beijingolimpica.blogspot.com,
http://www.twitter.com/tatolimpico

Por Everton Domingeus
em 9-02-2010, às 2:35.

Acessar