Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar as atividades que poderiam ser utilizadas como meio preventivo e corretivo de desvios posturais adquiridos. Em pesquisas realizadas por ROSA NETO (1991) e MOTTA (1991) foram identificados os desvios posturais adquiridos, encontrados com maior freqüência em crianças da faixa etária de 7 a 11 anos e que estejam cursando o 1° segmento do 1° grau. No que se refere a metodologia, o estudo desenvolvido é caracterizado como "descritivo correlacional", nos termos descritos por FLEGNER (1995). Levantou-se as atividades lúdicas, identificou-se os desvios posturais observados com maior freqüência em crianças da faixa etária citada anteriormente e por último, estabeleceu-se a relação entre os movimentos realizados nas atividades lúdicas e os critérios de tratamento dos desvios posturais identificados. A amostra foi constituída de aproximadamente 20 meninos e 20 meninas na faixa etária estabelecida no objetivo, estudantes do 1° segmento do 1° grau de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. Com base nos resultados obtidos, observou-se uma aprovação acentuada das atividades lúdicas selecionadas, tanto na 1°, quanto na 2° etapa de validação do estudo. Conclui-se que as atividades lúdicas quando bem selecionadas e analisadas podem vir a servir de modelo terapêutico para a prevenção e correção dos desvios posturais adquiridos e analisados. Baseando-se nos resultados, recomenda-se que sejam realizados outros para identificar novas atividades que obtivessem o mesmo objetivo das já analisadas, assim como a aplicação de método experimental, para efeito de validação cruzada.

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