Resumo

A percepção subjetiva de status social é um importante indicador no estudo do desenvolvimento humano e está associado com o sucesso em atividades cognitivo-motoras e com a saúde. Objetivou-se analisar a aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na escola e nas aulas de educação física. A amostra foi formada por 194 estudantes, com idades de 11 a 18 anos, matriculados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O entendimento da escala pelos alunos foi avaliado por meio de grupo focal. Após, os resultados da aplicação da escala foram comparados com a percepção autoeficácia, com status subjetivo na sala de aula e com a percepção dos professores. A escala MacArthur adaptada para a educação física apresentou bom entendimento por parte dos alunos e correlações significativas com a percepção de autoeficácia e com o status social na sala de aula. A percepção de status social na escola e nas aulas de educação física apresentaram correlação positiva (r=0,409; p<0,001). A percepção do status social dos alunos pelos professores esteve correlacionada com a percepção dos próprios alunos (r=0,495; p<0,001). Valores de 7 ou menos na escala MacArthur indicam alunos com baixa percepção de status social na educação física. Desta forma a escala MacArthur apresenta bom entendimento e pode ser utilizada por professores de educação física para identificar alunos com baixa percepção de status social e que devem ser acompanhados com mais atenção.

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