Aplicação da Escala Macarthur Para Avaliação do Status Social Subjetivo na Educação Física
Por érico Pereira Gomes Felden (Autor), Diego Grasel Barbosa (Autor), Pâmella de Medeiros (Autor), Manoella de Oliveira Santos (Autor), Thaís Silva Beltrame (Autor).
Resumo
A percepção subjetiva de status social é um importante indicador no estudo do desenvolvimento humano e está associado com o sucesso em atividades cognitivo-motoras e com a saúde. Objetivou-se analisar a aplicação da escala MacArthur para avaliação do status social subjetivo na escola e nas aulas de educação física. A amostra foi formada por 194 estudantes, com idades de 11 a 18 anos, matriculados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O entendimento da escala pelos alunos foi avaliado por meio de grupo focal. Após, os resultados da aplicação da escala foram comparados com a percepção autoeficácia, com status subjetivo na sala de aula e com a percepção dos professores. A escala MacArthur adaptada para a educação física apresentou bom entendimento por parte dos alunos e correlações significativas com a percepção de autoeficácia e com o status social na sala de aula. A percepção de status social na escola e nas aulas de educação física apresentaram correlação positiva (r=0,409; p<0,001). A percepção do status social dos alunos pelos professores esteve correlacionada com a percepção dos próprios alunos (r=0,495; p<0,001). Valores de 7 ou menos na escala MacArthur indicam alunos com baixa percepção de status social na educação física. Desta forma a escala MacArthur apresenta bom entendimento e pode ser utilizada por professores de educação física para identificar alunos com baixa percepção de status social e que devem ser acompanhados com mais atenção.