Aplicação da Natação Como Disciplina em Escolas de Fortaleza
Por Bruna Barros de Melo Oliveira (Autor), Ana Cristina Guilhon Lôbo Ximenes (Autor), Edson Marcos de Godoy Palomares (Autor), Roberta Oliveira da Costa (Autor), Samuel Maciel Braz (Autor).
Resumo
Aumenta cada vez mais o número de escolas que oferecem a prática da natação como disciplina curricular e extracurricular. O objetivo desse estudo foi de verificar a percepção dos professores em Escolas de Fortaleza sobre o ensino da natação. Fizeram parte da coleta desse estudo quatro escolas, foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário para os professores. Concluiu-se que os resultados encontrados na pesquisa foram: duas escolas oferecem a natação como atividades extracurriculares, uma escola oferece a natação apenas como disciplina curricular nas aulas de Educação Física e a outra escola oferece de ambas as formas como: atividade extracurricular e como disciplina curricular. As turmas na maioria das escolas são divididas por série, onde as aulas são práticas, com o intuito de ensino e fundamentos dos nados. Todas as escolas fazem planejamentos das aulas, onde duas escolas relacionam a natação a Educação Física Escolar.