Resumo

Introdução:

O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das estruturas importantes para a estabilidade da articulação do joelho.

Objetivo:

Investigar a aplicação da terapia de treinamento médico (MTT) na recuperação funcional de pacientes depois de reconstrução do ligamento cruzado anterior.

Métodos:

Oitenta pacientes tratados em um hospital secundário foram selecionados como participantes do estudo e foram divididos em grupo controle e grupo observação com um gerador de números aleatórios, com 40 casos por grupo. Comparamos os escores de função do joelho de Lysholm, a amplitude de movimento (ROM), capacidade de vida diária (escala ADL), grau de dor (classificação EVA), escore do músculo de alongamento do joelho e escore da capacidade de equilíbrio em pé dos dois grupos, três meses depois da intervenção.

Resultados:

Depois da intervenção, na primeira vez em que os pacientes levantaram da cama, o índice de satisfação médico-paciente e o tempo médio de permanência foram melhores no grupo observação do que no grupo controle (P < 0,05). A excelente taxa de função do joelho no grupo observação foi de 92,50%, que foi significativamente maior do que 70,00% no grupo controle (P < 0,05).

Conclusões:

A terapia de MTT pode melhorar significativamente a função e o nível de dor do joelho em pacientes depois da reconstrução do ligamento cruzado anterior, reduzir o tempo de internação, promover a reabilitação, melhorar o efeito terapêutico e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Acessar